Topo

HQ's originais avaliadas em milhões de euros são roubadas na Bélgica

29/05/2013 06h14

Dois ladrões roubaram histórias em quadrinhos e desenhos originais avaliados em milhões de euros na região de Haacht, na província de Brabante Flamengo, informou nesta quarta-feira (29) o jornal "Gazet van Antuérpia".

Os autores, que ainda não foram identificados, atuaram na última segunda-feira (27) e roubaram mais de 400 histórias em quadrinhos originais, principalmente os primeiros números de séries, assim como pranchas de impressão e capas originais.

Algumas das obras eram da década de 40, 50 e 60, enquanto uma das perdas mais destacadas foi a de Willy Vandersteen, pai de personagens como Suske e Wiske e Bob e Bobet, que foram traduzidos para mais de 20 idiomas e aparece como um êxito editorial em diversos países.

Este autor é o protagonista de uma exposição montada no Centro Belga da História em Quadrinhos de Bruxelas em homenagem ao seu centenário.

Conhecido como "o Walt Disney dos Países Baixos", Vandersteen publicou mil de álbuns repartidos em 25 séries diferentes, vendendo mais de 200 milhões de exemplares no mundo todo.