Topo

Mostra fotográfica com 26 artistas brasileiros é inaugurada na R.Dominicana

25.abr.2013 - Abertura da exposição "Construção de um Olhar", no Centro Léon, em Santiago (República Dominicana), que reúne obras de fotógrafos brasileiros - Reprodução/Centro Leon
25.abr.2013 - Abertura da exposição "Construção de um Olhar", no Centro Léon, em Santiago (República Dominicana), que reúne obras de fotógrafos brasileiros Imagem: Reprodução/Centro Leon

Santiago (R.Dominicana)

27/04/2013 15h47

Os dominicanos estão tendo a oportunidade de conhecer um pouco melhor o Brasil, com a exposição "Construção de um Olhar" que está em cartaz no Centro León, em Santiago.

A mostra reúne fotos, de 26 artistas, que captam elementos históricos e culturais do Brasil, sobretudo do estado de São Paulo. Todas as obras são do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

O recorte cronológico foi a segunda metade do século 20 e o início do século 21.

O diretor-geral do Centro León, Rafael Emilio Yunén, ressaltou em comunicado a importância da exposição brasileira ao expor que "a arte não é um fim em si mesma, mas uma catalisadora do pensamento e um campo de experimentação".

"As artes, tal como as costuramos hoje, já não são meramente as obras que conhecemos através dos sentidos, mas o resultado de condições, externas e internas, que geraram a necessidade de produzir essas obras", observou Yunén.

O Centro León informou sobre a exposição, que há semanas apenas um grupo de dominicanos ligados à arte e a cultura local teve a experiência "inesquecível" de visitar o Brasil, país que definiram como "um verso de aquarela".

A instituição, considerada a de maior influência na arte no norte do país afirmou no texto que, assim como a República Dominicana, "o Brasil é um povo de migrantes, feito de trabalho, de solidariedade, humildade e criador de belezas".

A mostra é o resultado do programa de intercâmbio e reciprocidade entre o Centro León e a Pinacoteca, segundo a entidade cultural.

A instituição acrescentou que os trabalhos entre ambas as entidades surgiram em 2010 por iniciativa do Centro León contando com um decidido apoio da embaixada do Brasil em Santo Domingo.

Esses primeiros intercâmbios foram continuados pelo atual embaixador do Brasil na República Dominicana, José Marcus Vinicius de Sousa, detalhou o informe, que destacou a colaboração do curador da exposição, Diógenes Moura.

Entre as mais de 6 mil obras que compõem o arquivo da Pinacoteca estão pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, fotografias, tapeçarias, objetos de decoração e peças do período colonial, o que permite exibir um amplo panorama da arte brasileira.