Topo

Busca pelos restos de "Mona Lisa" chega na última fase

"Mona Lisa", tela do renascentista Leonardo da Vinci. A obra também é conhecida como "La Joconde" ou "Mona Lisa del Giocondo" - Reprodução
"Mona Lisa", tela do renascentista Leonardo da Vinci. A obra também é conhecida como "La Joconde" ou "Mona Lisa del Giocondo" Imagem: Reprodução

05/03/2013 14h31

Os oito esqueletos encontrados nas escavações do mosteiro abandonado de Santa Úrsula, em Florença (Itália), foram levados para Ravenna, nesta terça-feira, para passarem por estudo científicos que desvelarão se pertencem à protagonista do retrato mais misterioso da história da arte, a Mona Lisa.

Com a transferência dos ossos encontrados nas grutas subterrâneas do antigo mosteiro de Santa Úrsula, começa a segunda fase para encontrar os restos de Mona Lisa Gheraldini, a modelo que Leonardo da Vinci utilizou presumivelmente para realizar sua obra mais célebre e conhecida.

Segundo os estudos do antropólogo Silvano Vincenti, a nobre florentina pode ter sido enterrada em 1542, no mesmo lugar onde foram encontrados estes oito esqueletos, um mosteiro que desde os anos 80 se encontra em estado de abandono.

Estes esqueletos foram transferidos para Ravenna para serem analisados nos laboratórios do departamento de antropologia da Universidade de Bolonha.

Segundo a direção do projeto, em um prazo de 4 ou 5 meses, os resultados serão conhecidos e, portanto, se os restos achados correspondem aos da musa de Da Vinci.

Vincenti explicou o procedimento que será realizado por sua equipe. "Os restos serão submetidos à prova do carbono 14 para vislumbrar o período histórico ao qual pertencem, a um exame histológico para verificar a idade dos corpos, a um teste de metais pesados para individualizar a possível presença de doenças e a provas de DNA", especificou Vincenti.

As mostras genéticas que serão retiradas de cada um dos oito esqueletos serão confrontadas com os dos restos do marido e os filhos de Mona Lisa Gheraldini, enterrados juntos na igreja da Santíssima Anunciação de Florença.

O professor e responsável da investigação se mostrou otimista e afirmou que espera que, depois das provas, se esclareça o mistério da identidade da Mona Lisa.

A busca está sendo realizada pelo Comitê Nacional para a Valorização dos Bens Históricos, Culturais e Ambientais, a pedido da Superintendência Arqueológica da região Toscana.

As escavações puseram no castiçal o complexo de Santa Úrsula que, após um longo período de abandono, abrigaria um museu dedicado ao próprio Leonardo da Vinci e outro ao célebre personagem infantil toscano Pinóquio.