Topo

Quadro de Matisse roubado há 25 anos é recuperado em Londres

07/01/2013 12h10

"Le Jardin" ("O Jardim"), pintura a óleo do francês Henri Matisse (1869-1954), roubado há 25 anos do Museu de Arte Moderna de Estocolmo, foi recuperado em Londres por um especialista em recuperações de obras roubadas, informou nesta segunda-feira a "BBC".

A obra impressionista, qude representa um jardim com flores brancas em primeiro plano e uma ponte ao fundo entre árvores, tem um valor estimado de R$ 1 milhão e desapareceu do museu de Estocolmo em 11 de maio de 1987.

O valor da peça fazia com que fosse improvável, segundo o então diretor do museu sueco, que o quadro fosse vendido no mercado tradicional, por isso que a busca desde o primeiro momento foi centrada em torno dos traficantes de artes visuais.

No entanto, há poucas semanas o Registro de Perdas de Arte, onde figuram em nível internacional todas as obras roubadas, encontrou uma pista sólida sobre seu paradeiro.

O registro detectou uma incursão em seu catálogos online de um usuário externo, Charles Roberts, que se interessou pela descrição da obra desaparecida de Matisse feita pela organização.

Roberts, traficante de arte visual, estava a ponto de fechar o negócio e queria comprovar se a obra era realmente a roubada da Suécia há mais de duas décadas.

Após comprovar que era o Matisse roubado, o diretor do Registro de Perdas de Arte, Christopher Marinello, negociou a recuperação da pintura, que será transferida ao Museu de Arte de Moderno de Estocolmo nas próximas semanas, segundo a "BBC", que não deu detalhes sobre como foi negociada a devolução da pintura nem quem estava em poder da mesma.

"As obras de arte roubadas não têm valor real no mercado e terminam reaparecendo sempre... É só questão de tempo", explicou Marinello, que já recomendou ao museu não pagar nenhum resgate pelo quadro e esperar.