Topo

Nobel de Mo Yan e retorno dos Rolling Stones marcaram a cultura em 2012

16.dez.2012 - Lady Gaga se apresentou com os Rolling Stones do último show da banda em comemoração aos 50 anos de carreira, nos EUA - Carlo Allegri/Reuters
16.dez.2012 - Lady Gaga se apresentou com os Rolling Stones do último show da banda em comemoração aos 50 anos de carreira, nos EUA Imagem: Carlo Allegri/Reuters

20/12/2012 15h35

O ano de 2012 não foi marcado por grandes notícias culturais, mas algumas delas também não passaram despercebidas, como a concessão do Nobel de Literatura ao escritor chinês Mo Yan, fato que gerou uma grande polêmica, e o retorno dos Rolling Stones aos palcos para celebrar seus 50 anos de carreira.

  • EFE

    O escritor chinês Mo Yan posa com sua mulher, Quinlan Du, depois de receber a medalha do Prêmio Nobel de Literatura

Escritor chinês Mo Yan ganha o Nobel de Literatura 2012

O escritor chinês Mo Yan ganhou no dia 10 de dezembro o Prêmio Nobel de Literatura, uma escolha recebida com satisfação por Pequim, mas que gerou duras críticas vindas da dissidência, que acusa Mo Yan de ser um intelectual do regime.

Essa acusação ganhou ainda mais força após o escritor não ter assinado, dias antes de ir a Estocolmo receber o prêmio, uma carta com outros 134 intelectuais para pedir a libertação do dissidente preso Liu Xiaobo, Nobel da Paz em 2010.

Stones voltam aos palcos para celebrar 50 anos de carreira

A banda Rolling Stones, que completou meio século de existência neste ano, voltou à tona depois de cinco anos longe dos palcos e, de quebra, ainda anunciou a realização de uma nova turnê, a "50 and Counting".

A excursão foi iniciada no último dia 24 de novembro em Londres, com todas as entradas esgotadas, e depois seguiu em direção a Nova York. Coincidindo com o aniversário de 50 anos, "Suas Satânicas Majestades" também lançaram a coletânea "GRRR!".

Kim Dotcom é preso e Megaupload fechado

O fundador do portal Megaupload, Kim Dotcom, foi preso em janeiro em Auckland, na Nova Zelândia, e teve seu site de downloads fechado a pedido dos Estados Unidos. As autoridades o acusam de pirataria e de ter causado um prejuízo de mais de US$ 500 milhões à indústria do cinema e da música ao transgredir os direitos autorais de propriedade intelectual.

No último mês de novembro, Dotcom, que aguarda seu processo de extradição em liberdade condicional, anunciou o lançamento de um novo portal de armazenamento e downloads: o Mega.

  • AP

    O coreano Psy, autor da dancinha que virou febre no mundo todo, se apresenta em Los Angeles

Rapper sul-coreano Psy ganha o mundo com seu "Gangnam Style"

O rapper sul-coreano Psy se transformou em fenômeno mundial com a dança de seu hit "Gangnam Style". A música, cantada em coreano, apresenta uma sátira ao estilo de vida dos jovens do luxuoso bairro de Gangnam, em Seul. O clipe da canção, que se transformou no vídeo mais visto da história do YouTube, foi coroado como o melhor do ano no MTV Europe Music Award.

Mudo e em preto e branco, filme "O Artista" triunfa no Oscar

O filme "O Artista", um longa mudo e em preto e branco, com direção do francês Michel Hazanavicius, foi o grande vencedor do Oscar 2012 com cinco estatuetas, entre elas a de Melhor Filme do ano e de Melhor Ator (Jean Dujardin). Foi primeira vez que um filme não anglo-saxão levou a estatueta de Melhor Filme, e a segunda que uma produção muda ganha a principal categoria --a anterior foi "Asas", em 1929.

J.K. Rowling mergulha no universo adulto com "Morte Súbita"

Após cinco anos de hiato, a escritora britânica J.K. Rowling, que ganhou fama mundial com a saga de Harry Potter, escreveu pela primeira vez um livro aos adultos. "Morte Súbita" é um romance sobre "a moral e a morte, assim como Harry Potter, mas contemporâneo", segundo suas palavras. Recebido com grande expectativa e boas críticas, o novo livro de J.K. Rowling será adaptado à TV como uma minissérie, que será exibida pela emissora BBC.

  • AP

    Taylor Lautner, Kristen Stewart e Robert Pattinson posam para fotos na pré-estreia de "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2" em Londres

E.L. James arrasa no mundo da literatura com "Cinquenta Tons de Cinza"

A escritora britânica se destacou no mundo da literatura com sua trilogia erótica "Cinquenta Tons". A coleção abriu caminho para o que passou a ser chamado de "pornô para mamães", já que o livro narra uma relação com características sadomasoquistas entre a doce Anastasia Steele e o empresário Christian Grey.

"Cinquenta Tons de Cinza", o primeiro da trilogia, é apontado como o livro britânico mais vendido de todos os tempos, após superar os 20 milhões de unidades no mundo todo, e ainda levou o prêmio de Melhor Livro de Ficção do Ano no Reino Unido.

Saga "Crepúsculo" chega ao fim

Inspirado na obra de Stephenie Meyer, a saga vampiresca "Crepúsculo" chegou ao seu ponto final com "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2", um verdadeiro sucesso de bilheteria. Em seu último lançamento, a história leva o casal formado por Edward e Bella (Robert Pattinson e Kristen Stewart) diante de seu pior inimigo para defender o futuro de sua filha, um ser híbrido entre vampiro e humano.

Noma é eleito o melhor restaurante do mundo pelo terceiro ano consecutivo

O restaurante dinamarquês Noma foi coroado em Londres no último dia 30 abril como o melhor restaurante do mundo, de acordo com a lista da revista "Restaurant", pelo terceiro ano consecutivo. Na sequência, aparecem os espanhóis El Celler de Can Roca e Mugaritz, enquanto a quarta posição ficou com o brasileiro D.O.M, de Alex Atala.

Vestígio de afresco perdido de Leonardo da Vinci é encontrado em Florença

O afresco perdido de "A Batalha de Anghiari", de Leonardo da Vinci, datada nos primeiros anos do século 16, poderia estar atrás de um falso muro do Palácio Velho de Florença, no centro da Itália, anunciou uma equipe de pesquisadores no último dia 12 de março.