Topo

Inspirado nos Jogos de Londres, Festival de Edimburgo inicia suas atividades

Violoncelista Antonio Meneses participará de festival cultural de Edimburgo  - Folhapress
Violoncelista Antonio Meneses participará de festival cultural de Edimburgo Imagem: Folhapress

09/08/2012 15h26

Em paralelo e influenciado pela realização dos Jogos de Londres, o Festival Internacional de Edimburgo iniciou nesta quinta-feira (9) sua 65º edição, que apresentará quase mil espetáculos na capital escocesa até o dia 2 de setembro.

Entre as novidades desta edição, está a participação do coreógrafo espanhol Nacho Duato, do dramaturgo e diretor chileno Guillermo Calderón e do violoncelista brasileiro Antonio Meneses. Ao lado da pianista portuguesa Maria João Pires, o brasileiro interpretará a sonata "Arpeggione", de Schubert, e também alguns trabalhos de Mendelson.

Por conta do festival, que já teve quase 9 mil entradas vendidas, milhares de turistas já se encontram nas ruas, praças e jardins de Edimburgo para acompanhar as apresentações musicais e as peças teatrais populares, entre outras atividades.

Habitualmente, o festival é dedicado a um país específico, mas, devido à realização dos Jogos de Londres, os organizadores buscaram "um toque mais global" e com uma maior presença do esporte, explicou hoje à Agência Efe o diretor do festival, Jonathan Mills.

Embora o mundo esteja de olho em Londres, Mills está convencido que o interesse dos turistas também chegará a outras partes do Reino Unido, incluindo Edimburgo, que terá inúmeros atrativos e já conta com um bom número de visitante.

Segundo o diretor, o evento mais esperado desta edição será o "Speed of Light" (Velocidade da Luz), um espetáculo de luz e som em que milhares de atletas subirão correndo a colina de "Arthur's Seat", que conta com 250 metros de altitude e está situada no centro da cidade.

Além do aspecto futurista e de dezenas de luzes, as roupas usadas pelos atletas nessa escalada também contará com aparato eletrônico capaz de reproduzir a música que a "Rádio Orchestra" interpreta de um estúdio, sendo que o volume da música varia de acordo com a velocidade dos participantes.

"The Fringe", um dos sete eventos que ocorre em Edimburgo durante o mês de agosto, apresentará várias atividades relacionadas aos Jogos de Londres, entre elas o espetáculo "The Games", da companhia "Club Noir Burlesque", que possui seis horas de duração e que conta com até 2 mil artistas.

Criado em 1947, o Festival de Edimburgo nasceu com a intenção de apresentar ao público diferentes representações artísticas de todo o mundo, executadas pelos melhores intérpretes, para enriquecer a vida cultural da Europa. Atualmente, mais de 60 anos depois, o festival é considerado como um dos eventos mais importantes do mundo, embora seu público seja formado por uma grande maioria de escoceses.