Michel Hazanavicius ganha Oscar de Melhor Diretor por "O Artista"


Los Angeles (EUA), 26 fev (EFE).- O cineasta francês Michel Hazanavicius ganhou na noite deste domingo o Oscar de Melhor Direção por seu filme "O Artista" e se tornou o primeiro diretor francês a levar para casa a estatueta dourada da Academia de Hollywood.

Hazanavicius, de 44 anos, venceu em uma categoria que sempre foi esquiva a famosos produtores franceses como Jean Renoir (que foi reconhecido com um Oscar honorífico em 1975), François Truffaut ou Louis Malle, e tudo graças à aposta em um filme em preto e branco, e de cinema mudo em pleno século XXI.

"Tenho um Oscar. Me esqueci do discurso", disse nervoso e emocionado Hazanavicius, assegurando que era "o diretor mais feliz do mundo" e, depois de agradecer a toda sua equipe e aos produtores do filme, se lembrou inclusive do cachorro que aparece em seu filme.

O francês partia como grande favorito frente ao veterano Martin Scorsese que já ganhou a estatueta de direção por "Os Infiltrados" (2006) e buscava repetir o sucesso com seu primeiro filme rodado em 3D, ""A Invenção de Hugo Cabret"", uma fábula sobre o início do cinema.

O quinteto de indicados ao prêmio de Melhor Diretor é completado por Alexander Payne por "Os Descendentes"; Woody Allen por "Meia-noite em Paris"; e Terrence Malick por "A Árvore da Vida".

A cerimônia de entrega da 84ª edição dos prêmios Oscar acontece no teatro situado no Centro Hollywood Highland, antes chamado Teatro Kodak, na cidade de Los Angeles.

UOL Cursos Online

Todos os cursos