Michel Hazanavicius ganha Oscar de Melhor Diretor por "O Artista"
Los Angeles (EUA), 26 fev (EFE).- O cineasta francês Michel Hazanavicius ganhou na noite deste domingo o Oscar de Melhor Direção por seu filme "O Artista" e se tornou o primeiro diretor francês a levar para casa a estatueta dourada da Academia de Hollywood.
Hazanavicius, de 44 anos, venceu em uma categoria que sempre foi esquiva a famosos produtores franceses como Jean Renoir (que foi reconhecido com um Oscar honorífico em 1975), François Truffaut ou Louis Malle, e tudo graças à aposta em um filme em preto e branco, e de cinema mudo em pleno século XXI.
"Tenho um Oscar. Me esqueci do discurso", disse nervoso e emocionado Hazanavicius, assegurando que era "o diretor mais feliz do mundo" e, depois de agradecer a toda sua equipe e aos produtores do filme, se lembrou inclusive do cachorro que aparece em seu filme.
O francês partia como grande favorito frente ao veterano Martin Scorsese que já ganhou a estatueta de direção por "Os Infiltrados" (2006) e buscava repetir o sucesso com seu primeiro filme rodado em 3D, ""A Invenção de Hugo Cabret"", uma fábula sobre o início do cinema.
O quinteto de indicados ao prêmio de Melhor Diretor é completado por Alexander Payne por "Os Descendentes"; Woody Allen por "Meia-noite em Paris"; e Terrence Malick por "A Árvore da Vida".
A cerimônia de entrega da 84ª edição dos prêmios Oscar acontece no teatro situado no Centro Hollywood Highland, antes chamado Teatro Kodak, na cidade de Los Angeles.