Topo

Louvre estreia sua nova iluminação, mais econômica e ecológica

Nova decoração externa do museu do Louvre, em Paris (6/11/2011) - AP Photo/Christophe Ena
Nova decoração externa do museu do Louvre, em Paris (6/11/2011) Imagem: AP Photo/Christophe Ena

06/12/2011 18h05

Paris - O Museu do Louvre, em Paris, estreou nesta terça-feira sua nova iluminação exterior, onde está localizada a famosa pirâmide, e do pavilhão Colbert, que inclui a instalação de lâmpadas LED, o que significa uma economia de luz de 73% por ano.

O diretor-geral da instituição, Henri Loyrette, disse que a iluminação oferece uma nova forma de se observar as esculturas do pavilhão Colbert durante a noite.

O projeto, que só terminará em 2013, prevê a troca de 4.500 pontos de luz (3.200 serão substituídos pela tecnologia LED).

A troca da iluminação foi feita pela empresa japonesa Toshiba. O objetivo da companhia é mostrar que a tecnologia, que permite economia de energia, baixa emissão de CO2 e contaminação zero por mercúrio, também consegue belos efeitos estéticos.

Para este projeto, a multinacional desenvolveu diversos novos modelos de lâmpadas. A intenção da empresa é usar o modelo LED na iluminação pública e privada. Atualmente, esse tipo de lâmpada só tem 10% do mercado global, mas a previsão é de que até 2020 cresça até 70%. EFE