Topo

Salman Rushdie participará de Feira Internacional do Livro de Miami

06/08/2010 17h04

Miami, 6 ago (EFE) - O romancista britânico de origem indiana, Salman Rushdie, participará da 27ª edição da Feira Internacional do Livro de Miami, nos Estados Unidos, que será realizado em novembro próximo e estará dedicada ao México.

Rushdie, autor de "Versos Satânicos", será um dos principais escritores do programa em inglês do maior evento literário do país que acontecerá do dia 14 a 21 de novembro, informaram hoje os organizadores.

O escritor provocou a ira do aiatolá Khomeini por esse livro que o considerou blasfemo e o líder iraniano emitiu contra Rushdie uma condenação à morte (fatwa) em 1989.

Pela ameaça, o romancista ficou na clandestinidade durante nove anos, protegido por agentes do serviço especial da Scotland Yard.

Em 1998, o Governo iraniano se comprometeu em público a não levar a cabo a fatwa emitida por Khomeini, mas a condenação não pode ser revogada.

O autor compartilhará o palco literário em Miami com seus colegas Sir Michael Caine do Reino Unido, Darren Shan da Irlanda, Zakes Mda da África do Sul, entre outros escritores reconhecidos.

A feira rende este ano uma homenagem ao México pelo bicentenário de sua independência e o centenário da Revolução Mexicana, no qual a literatura do país estará representada.

Os presentes ao evento, organizado pelo Centro Literário da Flórida do Miami Dade College, desfrutarão de um enorme pavilhão dedicado à cultura mexicana, assim como de várias exposições de artistas dessa nação.

Durante mais de uma semana, serão oferecidas atividades culturais e educacionais.

Os painéis de "Temas especiais" tratarão sobre assuntos atuais como meio ambiente, imigração e crise financeira.