Topo

Netflix faz acordo com gigante Alibaba e reforça aposta no conteúdo chinês

Imagem da comédia romântica chinesa "I Hear You" (2019) - Reprodução
Imagem da comédia romântica chinesa "I Hear You" (2019) Imagem: Reprodução

Anousha Sakoui*

10/05/2019 11h34

A Netflix vai comprar os direitos de outro programa do serviço de vídeo Youku, do Alibaba Group, reforçando a estratégia de atender a demanda de espectadores de língua chinesa em todo o mundo.

A gigante de streaming americana comprou os direitos de uma comédia romântica chamada "I Hear You". A Netflix vai transmitir 24 episódios da série em 190 países e regiões a partir de 15 de maio, informou o Alibaba em comunicado. O valor do acordo não foi divulgado.

A Netflix tem investido em programação em língua chinesa para distribuição fora da China, onde serviços de streaming estrangeiros não conseguem operar sem um parceiro local. A demanda por conteúdo em chinês está crescendo, e as empresas de entretenimento querem uma fatia maior desse mercado. É o segundo acordo de conteúdo entre a Netflix e o Alibaba, que busca ser o parceiro preferencial de empresas americanas interessadas em atrair consumidores chineses.

"Vemos crescente interesse de distribuidores internacionais", disse Brandy Zhang, editor-chefe da divisão de séries on-line do Youku, em comunicado. "Queremos criar ainda mais conteúdo de qualidade que se identifique com espectadores de todo o mundo."

Embora a Netflix não opere na China, a empresa com sede em Los Gatos, na Califórnia, comprou programas em mandarim para atender aos espectadores chineses espalhados pelo mundo. Mais de 60 milhões de chineses vivem fora do país, segundo dados do governo, sendo que a maioria deles reside em outros territórios asiáticos.

Série de suspense "Day and Night", sucesso de audiência na China - Divulgação - Divulgação
Série de suspense "Day and Night", sucesso de audiência na China
Imagem: Divulgação

O Alibaba já havia vendido à Netflix os direitos da série de suspense "Day and Night", que registrou mais de 4 bilhões de visualizações na China nos primeiros quatro meses de exibição no Youku. "I Hear You", inspirada no popular romance chinês de mesmo nome, retrata uma relação amorosa entre um violonista reservado e uma aspirante a atriz, que participam de um reality show de namoro.

A Netflix também adquiriu os direitos do blockbuster de ficção científica chinês "The Wandering Earth" (a terra errante), o filme de maior bilheteria na China este ano. A empresa também planeja produzir séries originais em mandarim.

A Ásia tem sido o maior obstáculo para a Netflix na busca por clientes em todo o mundo. A região abriga mais da metade da população mundial, mas contribui com uma pequena porcentagem da base de clientes da empresa. Nenhum território asiático está entre os cinco principais mercados da Netflix, segundo estimativas de analistas.

*Com a colaboração de Lucas Shaw