Topo

Pesquisador sugere "verdadeira razão" pela qual Van Gogh teria cortado a própria orelha

Em um de seus auto-retratos, Vincent Van Gogh aparece com a orelha cortada - Divulgação
Em um de seus auto-retratos, Vincent Van Gogh aparece com a orelha cortada Imagem: Divulgação

02/11/2016 09h47

Afinal, o que levou o famoso pintor Vincent van Gogh a cortar a própria orelha? Suposições e teorias não faltam. A mais conhecida - de que o artista holandês se automutilou por causa de uma discussão com o pintor francês Paul Gauguin - acaba de ser colocada em xeque.

O episódio teria sido motivado, na verdade, pela notícia de que o irmão mais novo de Van Gogh, Theo, estava prestes a se casar com Johanna Bonger. Além de ter uma relação próxima com o pintor, ele era o grande financiador de sua arte. Van Gogh teria se sentido ameaçado pelo matrimônio e surtado diante da iminente "perda".

A tese é do pesquisador Martin Bailey, que publicou as descobertas em seu novo livro, "Studio of the South: Van Gogh in Provence", que narra o período em que o pintor holandês morou em Arles, no sul da França, de 1888 a 1889.

O fato de que Van Gogh não recebeu bem a notícia do casamento não é novidade. Estudos anteriores indicavam, no entanto, que ele só teria sido comunicado sobre o noivado após a automutilação, o que é contestado por Bailey.

Ao analisar as correspondências da família, o pesquisador encontrou indícios de que o pintor recebeu uma carta do irmão com a notícia no dia 23 de dezembro de 1888. O conteúdo da postagem teria se perdido com o tempo.

Na noite do mesmo dia, Van Gogh e Gauguin protagonizaram a célebre discussão e, logo depois, o artista cortou a orelha com uma lâmina de barbear.

O pesquisador leva em conta evidências de que outros familiares já haviam sido comunicados do casamento. Uma deles é um telegrama recebido no dia 23 de dezembro pela noiva, enviado pelo irmão dela dando os parabéns. Theo também teria compartilhado a notícia com a mãe. Bailey argumenta que Van Gogh teria sido comunicado ao mesmo tempo, uma vez que Theo dificilmente teria gostado que o irmão ficasse sabendo do casamento por terceiros.

Após o ato dramático, o pintor envolveu a orelha em um pedaço de papel e a levou até um bordel, onde teria entregue a uma jovem, que desmaiou.

Na próxima manhã, Gauguin voltou à casa do colega, onde estavam Van Gogh e a polícia. O artista francês enviou então um telegrama a Theo, que pegou o trem noturno para Arlen e passou o Natal com o irmão no hospital.

Theo e Johanna se casaram no ano seguinte.