Topo

O quadro retratando Trump com pênis pequeno que rendeu agressão à pintora

Quadro que representa o pré-candidato ao governo dos EUA Donald Trump nu - Niklas Hallen"n/AFP
Quadro que representa o pré-candidato ao governo dos EUA Donald Trump nu Imagem: Niklas Hallen'n/AFP

11/05/2016 11h16

Illma Gore sabia muito bem que provocaria controvérsia quando, em janeiro, começou a pintar seu novo quadro: um nu do pré-candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, em que este é retratado com um pênis pequeno.

O quadro também tocava em um tema que já tinha sido abordado antes na insólita e singular campanha pela candidatura presidencial do Partido Republicano, desde que um de seus rivais, o senador Marco Rubio, mencionou as "mãos pequenas" do bilionário - em alusão ao mito popular de que há relação entre o tamanho dos membros.

Mas Gore não esperava que as reações a sua obra fossem ser tão violentas. O quadro, Make America Great Again, que usa o mesmo slogan de campanha de Trump, foi revelado na página da artista no Facebook, em 9 de fevereiro.

A imagem viralizou, mas logo vieram também reações hostis. Gore conta ter recebido ameaças anônimas em e-mails e posts na rede social - e acabou suspendendo sua conta.

Soco
No final de abril, porém, o perigo saiu do mundo virtual para o real: a artista conta que seu nome e dados pessoais vazaram na internet e ela passou a ser insultada em público por simpatizantes de Trump. Em 29 de abril, Gore caminhava pelas ruas de seu bairro, em Los Angeles, quando um carro encostou próximo a ela e seus ocupantes começaram a gritar frases se apoio ao pré-candidato republicano.

Um deles desceu do veículo e lhe deu um soco próximo ao olho esquerdo, antes de gritar "Trump 2016!". A polícia ainda não identificou o agressor.

Illma Gore levou um soco no rosto depois de pintar Donald Trump com pênis pequeno - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Illma Gore levou um soco no rosto depois de pintar Donald Trump com pênis pequeno
Imagem: Arquivo Pessoal
"Sei que houve muita violência nessa eleição, mas não esperava isso. Foi a situação mais frustrante e ridícula por que já passei", contou a artista, de 24 anos.
"É triste e assustador. Mas faria tudo de novo. E pintarei Trump com com um pênis ainda menor se for necessário".

O pré-candidato não fez nenhuma menção oficial ao quadro ou à agressão sofrida por Gore. Mas ele se pronunciou sobre uma série de episódios de conflitos entre partidários e opositores durante a campanha.

"Quando as pessoas veem o que está passando em seu país, sentem um nojo incrível. Mas há amor também pelo país. É algo bonito sob muitos aspectos. Mas certamente eu não apoio a violência de maneira alguma", disse ele em um dos discursos de campanha.

Make America Great Again está sendo exposto atualmente na galeria Maddox, em Londres. James Nicholls, diretor e curador da galeria, diz que o público saberá ver o humor no trabalho de Gore. "É (um quadro) controverso e interessante".

A artista, no entanto, conta que o quadro está na capital britânica porque nenhuma galeria americana quis expô-lo, por motivos de segurança. Gore conta ainda ter sido ameaçada com um processo por uma pessoa que se identificou como parte da equipe legal de Trump.