Topo

Obra de arte que foi para o lixo por engano é restaurada em museu da Itália

Obra de arte foi restaurada na Itália depois de ser confundida com lixo e removida - Museion Bozen Bolzano
Obra de arte foi restaurada na Itália depois de ser confundida com lixo e removida Imagem: Museion Bozen Bolzano

28/10/2015 13h18

Uma obra de arte foi restaurada após ser confundida com sujeira e removida por uma faxineira em Bolzano, no extremo norte da Itália. Ela achou que o trabalho, chamado "Onde vamos dançar esta noite?", se tratava de uma bagunça deixada por uma festa realizada no local na noite anterior. A faxineira "limpou" o local no último sábado e jogou todo o material fora.

A obra, exibida no Museu de Arte Contemporânea de Bolzano, é composta por bitucas de cigarro, garrafas vazias e confetes. Também conhecido como Museion Bozen-Bolzano, o espaço refez a instalação após obter o aval do duo Goldschmied and Chiari, artistas de Milão responsáveis pela obra.

Museu na Itália depois de ter obra de arte confundida com lixo e removida por engano - Museion Bozen Bolzano - Museion Bozen Bolzano
A sala do museu depois que a obra "Onde vamos dançar esta noite?" foi removida
Imagem: Museion Bozen Bolzano

Segundo seus idealizadores, a obra tem o objetivo de representar o hedonismo e a corrupção política vividos na década de 1980. De forma bem-humorada, o museu disse que "teve má sorte com a nova faxineira" e pediu desculpas aos visitantes pelo incidente. A exibição foi reaberta na terça-feira (27).

Um acidente similar ocorreu em Bari, no sul da Itália, em fevereiro do ano passado. Uma faxineira jogou fora trabalhos que faziam parte de uma instalação da galeria Sala Murat. Segundo a empresa responsável pelo serviço de limpeza do local, a faxineira confundiu as peças, feitas de jornais e cartões, com lixo. Ela disse à época que estava "apenas fazendo seu trabalho".