Topo

Remoção de obras de Bansky causa disputa na Inglaterra

16/04/2014 13h17

Câmeras de segurança flagraram o artista britânico Banksy em ação na manhã de domingo (13). Vestido de operário, Banksy e um ajudante fixaram a mais nova obra do artista guerrilheiro em um muro perto de um clube de boxe em Bristol, na Inglaterra.

No entanto, horas depois da instalação, Phone Lovers foi transferida para dentro do clube para "evitar atos de vandalismo" - o que despertou uma polêmica na cidade.

O diretor Denis Stinchcombe disse à BBC que pretende vender a obra e arrecadar fundos para o local. O clube passa por dificuldades financeiras e precisa levantar ao menos 120 mil libras (R$ 450 mil) para continuar funcionando. "Foi um presente de Banksy", diz ele, que usou um pé-de-cabra para remover a obra. "Acho que ele deixou isso lá fora para fazermos alguma coisa e é isso que estou fazendo", acrescentou Stinchcombe.

Porém, para o prefeito de Bristol, George Ferguson, pediu que a obra seja devolvida a sua parede original, alegando que a remoção pode ser vista como "um roubo" e vai "contra o espírito de Banksy e da arte de rua". "Ele (Stinchcombe) tem de fazer seu trabalho de sustentar seu clube, mas não acho que esteja correto e peço que devolva (a obra)", disse o prefeito.

Em meio à polêmica, o grafite - que mostra um casal se abraçando ao mesmo tempo em que checa seus celulares - pode ser visto pelo público em troca de uma pequena doação para o clube.