Topo

Mural de Banksy é removido de muro no norte de Londres

27/07/2013 07h41

Um mural do artista de rua britânico Banksy, que mostrava duas crianças brincando com uma placa que diz "Proibidos jogos com bolas" foi retirado de um muro em Tottenham, no norte de Londres.

O grafite, que apareceu na lateral de uma loja na esquina das ruas Tottenham High Road e Philip Lane em 2009, vai ser vendido para a caridade.

Janet Cooke, que trabalha próximo ao local, disse que "uma parte icônica de Tottenham" desapareceu.

A empresa responsável pela venda ? o Grupo Sincura ? diz que a peça não estava sendo apreciada no local onde estava.

"Bela obra"
A empresa também leiloou o mural "Trabalho escravo", de Banksy, em junho. A obra, que mostrava um garoto fazendo bandeirolas com as cores da bandeira inglesa em uma máquina de costura, foi tirada de um muro em Wood Green, também no norte de Londres, em fevereiro.

Ela havia sido feita também na lateral de uma loja, pouco antes das celebrações do Jubileu de Diamantes da rainha Elizabeth 2ª em 2012.

O diretor do Grupo Sincura, Tony Baxter, disse que lhe foi pedido que cuidasse da venda de "No Ball Games", mas se recusou a dizer de quem foi o pedido.

Baxter afirmou que a peça, uma das maiores de Banksy, teve que ser removida em três pedaços. Uma das partes, onde aparece uma menina, ainda não foi removida.

Baxter afirmou ainda que a obra de arte foi desfigurada diversas vezes e que a vista que as pessoas tinham dela foi dificultada por reformas na região ? um poste com uma câmera de segurança foi colocado diante do mural.

A peça de Banksy será restaurada durante seis meses antes de ir a leilão, de acordo com o empresário.

Todos os lucros serão revertidos para obras de caridade não especificadas. "É uma bela obra", disse Baxter.

Janet Cooke, que é dona de uma imobiliária na região, disse que viu trabalhadores removendo o grafite na quinta-feira passada.

"Todo mundo conhecia (a obra) por aqui e ia dar uma olhada. Era um pequeno pedaço icônico de Tottenham", disse à BBC. "Agora (o local) será famoso por ser um lugar onde havia um Banksy."