Topo

Conheça a história dramática da família que inspirou Peter Pan

Estátua de bronze de Peter Pan, em Kensington Gardens, em Londres. O parque foi usado como inspiração por J.M. Barrie para escrever o livro sobre o personagem que se recusa a ficar adulto. - Antonio Farinaci/UOL
Estátua de bronze de Peter Pan, em Kensington Gardens, em Londres. O parque foi usado como inspiração por J.M. Barrie para escrever o livro sobre o personagem que se recusa a ficar adulto. Imagem: Antonio Farinaci/UOL

04/04/2013 11h55

Uma nova peça de teatro sobre Peter Pan acaba de estrear em Londres, levantando o debate sobre a vida dramática das figuras reais que inspiraram o escocês J.M. Barrie a escrever seu famoso clássico sobre o menino que não queria crescer.

A peça Peter and Alice conta a história do encontro fictício entre Alice Hargreaves, inglesa que teria inspirado Lewis Carroll a escrever Alice no País das Maravilhas, e Peter Llewelyn Davies, que teria inspirado a criação de Peter Pan segundo alguns rumores, embora o próprio Barrie diga que na realidade sua fonte de inspiração foram cinco irmãos.

Na narrativa fictícia de Barrie - lançada em 1904 como uma peça de teatro que obteve sucesso imediato - Peter Pan faz amizade com os irmãos Wendy, John e Michael e os leva para um passeio na Terra do Nunca - um mundo mágico povoado por piratas, fadas, sereias e índios.

Na vida real, a história que levaria a criação do personagem Peter Pan começou em 1897, quando Barrie tinha 37 anos e já era um escritor casado e bem sucedido.

Segundo seu biógrafo, Andrew Birkin, o autor encontrou três irmãos da família Llewelyn Davies passeando pelos Jardins de Kensington e se encantou com eles.

"Na época, Barrie era o escritor mais rico do país, mas não tinha filhos", disse Birkin à BBC."Ele encontrou em Kensington o jovem George Davies, que tinha 4 anos, e passeava com seus irmãos mais novos, Jack e Peter, e sua babá, Mary Hudson, e começou a conversar com eles."

  • Sotheby's via Getty Images

    Imagem do escritor J. M. Barrie fornecida pela casa de leilões Sotheby's

Como um avô

Os três meninos eram então os únicos filhos do advogado Arthur Llewelyn Davies e sua mulher, Sylvia, filha de um escritor. Mais tarde, porém, o casal teria mais dois filhos, um deles chamado Peter - para alguns a maior fonte de inspiração para Peter Pan.

Barrie fez amizade com os Llewelyn Davies. "Para ele era quase como ser um avô. Ele podia aproveitar a convivência com a família Llewelyn Davies sem ter que assumir responsabilidade pelas crianças", diz Birkin.

Quando era jovem, o criador de Peter Pan perdeu o irmão mais velho em um acidente de patins, o que devastou sua família e teria contribuído para sua depressão.

"As pessoas podiam ter a impressão de que ele era um homem triste e sozinho, mas na minha opinião durante 80% do tempo era uma pessoa bem humorada e em apenas 20% era melancólico", contou Nicholas, um dos cinco irmãos Llewelyn Davies, em uma entrevista para a BBC em 1978.

Os meninos se referiam ao escritor como "tio Jim". Em 1907, o pai dos cinco meninos morreu de câncer, aos 44 anos, e, três anos depois, sua mãe também faleceu, deixando os garotos órfãos.

Barrie, que na época havia acabado de se separar da mulher, tornou-se uma espécie de "guardião informal" dos irmãos Llewelyn Davies, pagando boa parte dos custos de seus estudos.

"George, Michael e Nicholas gostavam muito de Barrie e lhe escreviam frequentemente. Michael chegou a escrever 2 mil cartas para ele", diz Birkin. "Já Peter tinha uma relação um pouco mais complicada com o escritor."

  • Sotheby's via Getty Images

    Foto fornecida pela casa de leilões Sotheby's mostra o menino Michael Llewelyn Davies, aos 6 anos, vestido como Peter Pan, em imagem fotografada pelo escritor J.M. Barrie. A imagem foi divulgada antes de um leilão em Londres de cerca de 400 fotografias do arquivo da família

Fins trágicos

George morreu nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial em 1915, com apenas 21 anos. Seis anos mais tarde, Michael morreu afogado em Oxford, aos 20 anos. Alguns dizem que ele teria se suicidado. Para Birkin, porém, tratou-se de um acidente.

Uma questão que tem sido levantada por alguns estudiosos hoje é se haveria algum "elemento sexual" no interesse do escritor pelos cinco meninos.

Quem defende essa hipótese aponta algumas passagens do conto "O Pequeno Pássaro Branco", escrito por Barrie em 1902, que fala sobre a relação de amizade entre um menino e um soldado aposentado e sem filhos.

Mas o biógrafo afirma que o escritor era apenas um homem "frustrado" por não ter tido o "privilégio" de ter filhos. Birkin diz não identificar qualquer "elemento sexual" nem nos seus textos nem em sua relação com os irmãos Llewelyn Davies.

Nicholas também acredita que o "tio Jim" era "um inocente" e diz nunca tê-lo visto manifestar qualquer interesse por temas sexuais.

Barrie morreu em 1937, mas nunca se recuperou da morte de George e Michael. Na época, Peter Davies estava trabalhando como editor. Em 1960, porém, ele se matou se jogando na frente de um trem em movimento, em Londres.