Topo

Fotógrafo mostra crianças e seus brinquedos em 58 países

Fotógrafo italiano Gabriele Galimberti fez imagens de crianças com seus brinquedos. O projeto "Toy Stories" mostra como os objetos refletem o ambiente dos pequenos - Gabriele Galimberti/www.instituteartist.com
Fotógrafo italiano Gabriele Galimberti fez imagens de crianças com seus brinquedos. O projeto "Toy Stories" mostra como os objetos refletem o ambiente dos pequenos Imagem: Gabriele Galimberti/www.instituteartist.com

22/03/2013 07h42

O fotógrafo italiano Gabriele Galimberti criou o projeto “Toy Stories”, no qual fez imagens de crianças do mundo todo cercadas por seus objetos favoritos, os brinquedos.

De acordo com Galimberti, um traço em comum era como os brinquedos refletiam o ambiente da criança. Uma menina de uma família rica de Mumbai, por exemplo, adora o jogo Banco Imobiliário, por gostar da ideia de construir casas e hotéis.

Mas, Ralf, de quatro anos e que mora em Riga, na Letônia, quer ser campeão de Fórmula 1. A mãe dele é motorista de táxi.

O fotógrafo também notou diferenças entre as crianças na forma como se relacionam com seus brinquedos.

"As crianças mais ricas eram mais possessivas. No começo não me deixavam tocar nos brinquedos e eu precisava de mais tempo antes de elas me deixarem brincar", disse.

"Nos países pobres era muito mais fácil. Mesmo se elas tivessem apenas dois ou três brinquedos, elas não se importavam (comigo tocando os brinquedos)", acrescentou.

Em suas viagens, Galimberti mostrou desde crianças nos Estados Unidos, em quartos espaçosos e cercadas de brinquedos, até crianças em cabanas na África, com poucos objetos geralmente doados ou encontrados nas ruas.