Topo

Dez museus incríveis que serão inaugurados no mundo em 2019

De São Paulo

16/01/2019 13h43

Arte, música, história e gastronomia serão celebradas em todas as suas formas em museus e centros culturais previstos para serem inaugurados em todo o mundo em 2019. A editora de guias de viagem Lonely Planet preparou uma lista com as dez aberturas mais esperadas.

Los Angeles (EUA)

A cidade americana ganhará o Museu do Cinema da Academia do Oscar, onde passado, presente e futuro se cruzarão em mostras focadas na história da produção cinematográfica e no impacto social e cultural da sétima arte.  

Concepção artística do novo do museu do cinema de Hollywood, que será inaugurado no fim de 2019 - Academy Museum Foundation - Academy Museum Foundation
Concepção artística do novo do museu do cinema de Hollywood, que será inaugurado no fim de 2019
Imagem: Academy Museum Foundation

Nova York (EUA)

Manhattan terá um avançado centro multimídia para música, dança, teatro e artes visuais chamado The Shed. O espaço contará com duas galerias, um teatro de 500 lugares e uma sala de shows de 5 mil metros quadrados, com o objetivo de desenvolver trabalhos artísticos de todas as disciplinas.   

Imagem do centro cultural The Shed, no centro de Nova York - AP Photo/Richard Drew - AP Photo/Richard Drew
Imagem do centro cultural The Shed, no centro de Nova York
Imagem: AP Photo/Richard Drew

Nova York (EUA)

O novo museu da Estátua da Liberdade exibirá a tocha original do monumento, que foi substituída em 1984. O local será aberto em Liberty Island, para contar aos estrangeiros e visitantes a história da estátua e seu papel na liberdade. 

Concepção artística do novo museu da Estátua da Liberdade - libertyellisfoundation.org - libertyellisfoundation.org
Concepção artística do novo museu da Estátua da Liberdade
Imagem: libertyellisfoundation.org

Nashville (EUA)

Até o fim de 2019, a cidade americana receberá o Museu Nacional da Música Afro-Americana, destinado a "preservar a herança dos muitos gêneros musicais criados, influenciados e inspirados" pelos negros. Gospel, blues, jazz e rap dominarão as salas e os espaços interativos do centro cultural.  

Como ficará o Museu Nacional da Música Afro-Americana, em Nashville - nmaam.org - nmaam.org
Como ficará o Museu Nacional da Música Afro-Americana, em Nashville
Imagem: nmaam.org

Dallas (EUA)

A cidade americana hospedará o Museu do Holocausto e dos Genocídios. Construído no bairro West End, o centro abrirá em setembro e oferecerá uma documentação profunda sobre o Holocausto, além de testemunhos em vídeo e mostras de alta tecnologia sobre os genocídios do presente.
 
O novo Museu do Holocausto e dos Genocídios, em Dallas, previsto para setembro - Dallas Holocaust Museum/Omniplan  - Dallas Holocaust Museum/Omniplan
O novo Museu do Holocausto e dos Genocídios, em Dallas, previsto para setembro
Imagem: Dallas Holocaust Museum/Omniplan

Gizé (Egito)

A terceira maior cidade do Egito abrirá o Museu Egípcio, destinado a se tornar o maior centro cultural arqueológico do mundo. A obra, realizada perto das pirâmides e da esfinge, está em sua fase final, e a abertura total do complexo está prevista para o ano que vem. Entretanto uma sala já será visitável em 2019, incluindo a colossal estátua do faraó Ramsés II, de 3200 a.C.  

Imagens das obras no Grand Egyptian Museum, em Gizé - Google - Google
Imagens das obras no Grand Egyptian Museum, em Gizé
Imagem: Google

Doha (Catar)

A cidade de Doha reabrirá, em 28 de março, o Museu Nacional, rico em obras do patrimônio artístico e tradicional da península arábica e reestruturado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, com grandes perspectivas inspiradas no deserto.  

Museu Nacional do Catar, em Doha - Qatar Museums - Qatar Museums
Museu Nacional do Catar, em Doha
Imagem: Qatar Museums

Girona (Espanha)

O famoso chef Ferran Adrià abrirá um laboratório de pesquisa e um espaço expositivo gastronômico na cidade espanhola, no mesmo lugar onde funcionava seu lendário El Bulli, considerado o melhor restaurante do mundo antes de ser fechado, em 2011. O laboratório, que se chamará "El Bulli 1846", abrirá suas portas entre junho e outubro e se concentrará em novos experimentos gastronômicos, eventos artísticos e cursos de alta cozinha.  

Imagem do "El Bulli 1846", que abrirá as portas entre junho e outubro - Reprodução/El País - Reprodução/El País
Imagem do "El Bulli 1846", que abrirá as portas entre junho e outubro
Imagem: Reprodução/El País

Hong Kong (China)

O primeiro pavilhão do Museu M+ foi aberto em 2016, mas somente neste ano será possível visitar todas as suas instalações, que ocupam uma área de 60 mil metros quadrados dedicados ao cinema, à arte e ao design dos séculos 20 e 21. 

O Museu M+, que será inaugurado em Hong Kong - Reprodução - Reprodução
O Museu M+, que será inaugurado em Hong Kong
Imagem: Reprodução

Qinhuangdao (China)

A cidade litorânea de Qinhuangdao ganhará o Museu da Arte das Dunas, que faz parte de um projeto cultural do Ullens Center for Contemporary Arts (UCCA), uma instituição independente que se empenha em promover a arte contemporânea em todas as suas formas. O museu foi aberto em dezembro do ano passado e hospeda dez galerias interconectadas, em meio a dunas e obras de areia. A novidade de 2019 é que o centro será ligado, através de uma passarela acessível na maré baixa, ao Museu da Arte do Mar.  

O Museu da Arte das Dunas, de Qinhuangdao - Qingshan Wu/Picasa - Qingshan Wu/Picasa
O Museu da Arte das Dunas, de Qinhuangdao
Imagem: Qingshan Wu/Picasa