Topo

Chumaço de cabelo e objetos de Napoleão são furtados de museu na Austrália

Pingentes, cabelo e um anel estão entre uma coleção de relíquias furtada de Napoleão Bonaparte - Reprodução/Victoria Police
Pingentes, cabelo e um anel estão entre uma coleção de relíquias furtada de Napoleão Bonaparte Imagem: Reprodução/Victoria Police

15/04/2014 10h10

Um chumaço de cabelos de Napoleão Bonaparte e objetos de valor inestimável que pertenciam ao imperador francês foram furtados de uma histórica residência-museu em Mount Martha na península de Mornington, perto de Melbourne, na Austrália, na noite da última quinta-feira (10), provavelmente a pedido de um colecionador.  

Os objetos pertenciam ao imperador quando ele estava exilado na Ilha de Santa Helena ate sua morte em 5 de maio de 1821.  

Entre os dez objetos furtados está um pingente que contém um chumaço de cabelos de Napoleão, um anel, uma fita com dedicatória do imperador, um conjunto de escritório, uma caixinha de tabaco e um tinteiro de prata com três moedas (Napoleões) de ouro incrustadas, encontrado em seu bolso quando morreu.  

Foram furtados também, alguns retratos em miniatura de Napoleão e Josefina, já uma escrivaninha, na qual o imperador escrevia suas memórias, não foi tocado.  

A mansão chamada The Briars foi construída pelo criador inglês Alexander Balcome, de Santa Helena, que quando criança sentava no colo de Napoleão e se estabeleceu na Austrália em 1846.  

A coleção de objetos foi organizada pela bisneta de Alexander Balcombe, Mable Brooks.  

"Acreditamos que tenha sido um furto bem programado e cuidadosamente centrado", disse o sargento detetive da policia Michael Lamb.  

"Os objetos serão muito difíceis de serem comercializados publicamente e provavelmente são destinados a uma coleção privada", acrescentou ele.