Topo

Católicos protestam contra "blasfemia" da peça "Jesus Cristo Superstar"

Da Ansa, no Rio de Janeiro

17/03/2014 12h09

Dezenas de católicos protestaram no fim de semana em São Paulo contra a exibição do musical "Jesus Cristo Superstar", que estreou na última sexta-feira, 14, no teatro do Complexo Ohtake Cultural. De acordo com os manifestantes, o conteúdo exibido na peça é "blasfemo" por "deformar" o conteúdo da Bíblia.

O jornal O Estado de S. Paulo afirmou que cerca de 40 pessoas se reuniram em frente ao teatro no dia da estreia. No sábado foram 20 pessoas e no domingo 30, a maioria mulheres. Os católicos contrários a exibição do espetáculo representam associações religiosas como Instituto Plínio Correa de Oliveira,

Associação Devotos de Fátima e Associação Sagrado Coração de Jesus e do Brasil para Vida. "Sou cristão, profundamente religioso e não acredito que a ópera seja ofensiva à minha fé. Pelo contrário, contribui para reforçar a minha fé", afirmou o diretor da peça, Jorge Takla.

O grupo religioso criou na internet uma petição contra a produção, com o objetivo de alertar a ministra da Cultura, Marta Suplicy.

A adaptação do musical norte-americano "Jesus Cristo Superstar" conta os últimos dias de Jesus Cristo, desde sua chegada a Jerusalém até a crucificação, ao som de muito rock' n'roll e textos irreverentes.

Como no original da Broadway, de 1971, a versão brasileira apresenta a história de um Cristo humanizado, que canta, dança e não pratica milagres.