Topo

Presidente da China vira protagonista de HQs

29.jan.2014 - O presidente chinês, Xi Jinping, presenteia crianças na Festa da Primavera na cidade Hohhot, região próxima a Mongólia - Lan Hongguang/Xinhua
29.jan.2014 - O presidente chinês, Xi Jinping, presenteia crianças na Festa da Primavera na cidade Hohhot, região próxima a Mongólia Imagem: Lan Hongguang/Xinhua

Da Ansa, em Xangai

20/02/2014 18h59

Além de comandar a segunda maior economia do mundo e gerenciar a vida de mais de 1,3 bilhão de pessoas, o presidente da China, Xi Jinping, agora tem outra ocupação: protagonista de histórias em quadrinhos. Um site local começou a difundir uma série de HQs que mostram como o mandatário se empenhou pelo país nos últimos 15 meses. 

As histórias, que viraram um hit na internet e na imprensa chinesa, são sempre acompanhadas de informações gráficas e números que ilustram as realizações do presidente no período, quando teve que "sacrificar sua vida pessoal para dedicar-se às necessidades do povo".  

Os quadrinhos relatam que desde novembro de 2012, quando tornou-se secretário do Partido Comunista, Xi Jinping visitou um terço das províncias chinesas e presidiu 12 sessões dos grupos de estudo do comitê central da legenda, onde se analisam os problemas do país.  

E desde que virou mandatário da China, em março do ano passado, ele fez cinco viagens oficiais ao exterior, passando por 14 países em 39 dias.