Topo

Vida de Frida Kahlo ganha musical mexicano que rodará o mundo

A pintora surrealista mexicana Frida Khalo - Reprodução/FridaKahlo.org
A pintora surrealista mexicana Frida Khalo Imagem: Reprodução/FridaKahlo.org

Cidade do México

04/07/2013 11h20

Um musical sobre a pintora mexicana Frida Khalo está sendo ensaiado no México, no Instituto Nacional de Belas Artes, para ser apresentado nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. 

O espetáculo inicia narrando a véspera da morte da pintora, esposa do artista plástico Diego Rivera, que em meio à dor recorda as passagens mais importantes de sua vida. Frida será interpretada por Jacqueline Fernández.   

A obra será apresentada primeiro nos Estados Unidos, com a produção da companhia canadense Stravox Entertainment. Escrita por Marcos Lifshitz e adaptada e dirigida por Octavio Salazar, a primeira apresentação da peça acontece em 25 de outubro em San Diego, Califórnia, antes de seguir para outras cidades do país.   

A coreógrafa Klaudia Casillas revelou que os 17 bailarinos escalados para a produção foram selecionados em seis audições nas quais se apresentaram 140 pessoas. Segundo ela, os dançarinos "encarnam o povo mexicano, mas também dão vida às dores e temores da pintora e seus excessos e anseios".  

A cenografia será formada por girassóis, bandeiras, cestas de flores, ferramentas de operários, fuzis, espadas, vigas, fotografias, espelhos e quadros, e serão necessários 170 figurinos para as duas horas de espetáculo.