Topo

Filha de Oscar Niemeyer, a galerista Anna Maria Niemeyer é enterrada no Rio de Janeiro

Filha do arquiteto Oscar Niemeyer, Anna Maria Niemeyer é enterrada no Rio de Janeiro (7/6/12) - J. ELOY / FOLHAPRESS RIO DE JANEIRO
Filha do arquiteto Oscar Niemeyer, Anna Maria Niemeyer é enterrada no Rio de Janeiro (7/6/12) Imagem: J. ELOY / FOLHAPRESS RIO DE JANEIRO

Rio de Janeiro

07/06/2012 16h51

Foi sepultado nesta quinta-feira (7), no Rio de Janeiro, o corpo da galerista Anna Maria Niemeyer. Filha única do arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, ela faleceu na tarde de quarta-feira (6), aos 82 anos, por complicações decorrentes de um enfisema pulmonar. 

A galerista estava internada no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde deu entrada na última sexta-feira. No dia 18 de maio, seu pai Oscar recebeu alta do mesmo hospital, onde esteve internado por 16 dias para tratar um quadro de pneumonia e desidratação.

  • Folhapress

    Oscar e sua filha Ana Maria na comemoração dos 100 anos do arquiteto (15/12/2007)

O cortejo no cemitério São João Batista foi acompanhado por parentes e amigos da família, como o cirurgião Paulo Niemeyer Filho (seu primo) e os quatro filhos de Anna Maria. Oscar Niemeyer não pôde compareceu ao enterro. 

A presidente Dilma Rousseff enviou uma coroa de flores em homenagem a Anna Maria, personalidade importante da cena cultural carioca e dona de uma galeria de arte na cidade desde 1977.

Anna Maria nasceu no Rio de Janeiro e dedicou-se à ambientação de interiores ao lado de seu pai. Realizou projetos como funcionária da NOVACAP, entre eles: os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, em Brasília, onde residiu de 1960 a 1973.