Topo

Jornalista russa acusada de 'justificar o terrorismo' em crônica é condenada a pagar multa

06/07/2020 11h24

Uma jornalista foi condenada hoje na Rússia a pagar uma multa por "justificação do terrorismo" em uma de suas crônicas, em um caso que indignou os defensores da liberdade de imprensa.

Svetlana Prokopieva, moradora de Pskov (noroeste), que trabalha no serviço em russo do veículo americano Radio Free Europe/Radio Liberty, foi considerada culpada pelo tribunal regional, pelo qual deve pagar uma multa de 500.000 rublos (R$ 37 mil), enquanto a Promotoria havia solicitado seis anos de prisão.

Ao deixar o tribunal carregando um buquê de flores, disse que vai apelar, mas comemorou porque não foi proibida de praticar sua profissão.

"O maior sucesso é que não fui proibida de exercer minha profissão", enfatizou.

Ela foi acusada por um artigo sobre um ataque aos serviços de segurança (FSB) em 2018.

Um adolescente, proclamando-se anarquista, cometeu um atentado suicida na sede da FSB em Arjanguelsk (noroeste), ferindo três membros do serviço.

Dias depois, Prokopieva leu na rádio uma crônica ligando esse ataque ao clima político imposto ao país pelo presidente Vladimr Putin e denunciou o poder do FSB.

A jornalista de 40 anos rejeitou as acusações e denunciou uma "vingança" dos serviços de segurança por suas "críticas violentas e manifestamente justas".

Depois do anúncio da decisão, os apoiadores da jornalista gritaram "vergonha! Ela não é culpada!", segundo um repórter da AFP no local.

Várias ONGs de defesa dos direitos humanos e veículos independentes denunciaram as acusações contra Prokopieva.