Topo

Cannes revelará seleção oficial da sua edição cancelada em junho

O ator Antonio Banderas vence prêmio em Cannes - Alberto Pizzoli/AFP
O ator Antonio Banderas vence prêmio em Cannes Imagem: Alberto Pizzoli/AFP

De Paris

28/05/2020 14h31

O Festival de Cinema de Cannes vai revelar na próxima quarta-feira a seleção oficial de filmes que deveriam competir na edição deste ano, que foi cancelada por causa do novo coronavírus. Os organizadores anunciaram hoje a novidade, como um gesto para apoiar o cinema em tempos de crise.

A 73ª edição da maior competição de cinema do mundo aconteceria de 12 a 23 de maio, com um júri presidido pelo diretor americano Spike Lee.

Sem vencedores

O Festival anunciará uma seleção de cerca de 50 a 60 filmes, sem diferenciá-los por categorias — ou seja, não haverá competição oficial ou o programa paralelo "Un Certain Regard", disse à revista especializada Hollywood Reporter o delegado geral do evento, Thierry Frémaux.

Também não haverá vencedores ou perdedores e nenhum filme ganhará a Palma de Ouro.

Regras

Apenas os filmes programados para serem lançados este ano serão incluídos.

Assim, "Benedetta", o último trabalho de Paul Verhoeven, que retrata a história de freiras homossexuais, ficará de fora porque seus produtores decidiram adiar o lançamento para 2021.

"Estamos comprometidos em apoiar a volta dos filmes aos cinemas", afirmou Frémaux.

Outros festivais

Segundo Frémaux, os filmes selecionados, que poderão usar o prestigiado logotipo de Cannes, provavelmente serão exibidos em outros festivais ao redor do mundo, graças a colaborações que ainda serão acordadas. Um desses parceiros deve ser o Festival de Veneza, programado para setembro.

Ao contrário de outros grandes eventos culturais que foram rapidamente cancelados por causa da pandemia, o Festival de Cannes esperou várias semanas até decidir oficialmente suspender o evento.

No ano passado, "Parasita", do sul-coreano Bong Joon-ho, levou a Palma de Ouro — meses antes vencer o Oscar de melhor filme.