Topo

Morre Germano Celant, crítico italiano pai da 'Arte Povera', de coronavírus

19.04.2018 - Germano Celant em evento em Milão (Itália) - Pietro S. D"Aprano/Getty Images for Prada
19.04.2018 - Germano Celant em evento em Milão (Itália) Imagem: Pietro S. D'Aprano/Getty Images for Prada

De Roma

30/04/2020 12h46

Resumo da notícia

  • Germano Celant tinha 80 anos e morreu em Milão, na Itália
  • Crítico de arte ficou internado por dois meses, lutando contra o coronavírus
  • Celant criou termo 'arte povera' para artistas que usavam materiais alternativos
  • 'A Itália está mais pobre sem sua genialidade e talento', afirmou hoje o ministro da Cultura

O crítico de arte italiano Germano Celant, inventor do termo "Arte Povera", ou arte pobre, para designar um movimento mundial que utilizava resíduos e outros materiais para criar obras, morreu ontem em Milão (Itália) aos 80 anos, vítima do coronavírus.

"O mundo da cultura italiana lamenta o desaparecimento de um de seus grandes protagonistas. A Germano Celant, crítico da arte e curador de importantes exposições, devemos o lançamento de uma das vanguardas italianas mais férteis do século 20. A Itália está mais pobre sem sua genialidade e talento", afirmou hoje o ministro da Cultura, Dario Franceschini.

Teórico, referência importante do mundo da arte, Celant batizou como "arte pobre" as criações de artistas que utilizavam materiais de resíduos, como terra, entulho, trapos e troncos, e lançou figuras como Jannis Kounellis. Conhecido por vestir sempre preto, morreu em um hospital de Milão após lutar contra o vírus por dois meses.

"Celant entrará na história pelo conceito de 'Arte Povera', que, graças a ele, se tornou um dos maiores movimentos artísticos da segunda metade do século 20", comentou o arquiteto e urbanista Stefano Boeri, diretor da Trienal de Milão, ao elogiar sua defesa de uma arte mais livre, fora da comercialização e do consumismo.

Entre os protagonistas deste movimento artístico, destacam-se também Alighiero Boetti, Mario Merz, Gilberto Zorio, Michelangelo Pistoletto, Giuseppe Penone, Luciano Fabro e Pino Pascali.

Durante sua longa carreira, Germano Celant organizou exposições para uma série de instituições culturais internacionais, entre elas o Guggenheim (em Nova York), o Centro Pompidou (em Paris), a Real Academia de Artes (em Londres) e a Fundação Pinault (em Veneza).

Também dirigiu a Bienal de Arte de Veneza em 1997. Desde 1995, Germano Celant fazia parte da Fundação Prada, uma instituição cultural com sede em Milão e Veneza e financiada pela famosa marca de luxo, onde organizou cerca de quarenta exposições, incluindo uma retrospectiva de Jannis Kounellis em 2019.

"Estamos muito tristes pela morte de um amigo e um companheiro de viagem", reagiram os presidentes da fundação, Miuccia Prada e Patrizio Bertelli.