Topo

Iñárritu, Bardem e uma horda de zumbis invadem Festival de Cannes

Cena de "The Dead Don"t Die", com Danny Glover, Bill Murray e Adam Driver - Divulgação
Cena de "The Dead Don't Die", com Danny Glover, Bill Murray e Adam Driver Imagem: Divulgação

De Cannes (França)

14/05/2019 13h53

Uma comédia de zumbis, estrelada por Bill Murray, Adam Driver e Tilda Swinton, abre hoje o Festival de Cannes, depois de Javier Bardem e Charlotte Gainsbourg darem o pontapé inicial desta edição carregada de pesos pesados da sétima arte.

No total, 21 filmes vão disputar a cobiçado Palma de Ouro, concedida por um júri presidido pelo cineasta mexicano vencedor do Oscar Alejandro González Iñárritu.

"A seleção é excelente e teremos um trabalho difícil", disse Iñárritu em coletiva de imprensa antes da abertura do evento, recordando que sua primeira vez em Cannes foi há 20 anos com seu "Amores Brutos".

O cineasta mexicano Alejandro Iñárritu, presidente do júri do Festival de Cannes - Eric Gaillard/Reuters - Eric Gaillard/Reuters
O cineasta mexicano Alejandro Iñárritu, presidente do júri do Festival de Cannes
Imagem: Eric Gaillard/Reuters

O diretor de "O Regresso" também falou sobre as novas formas de assistir a filmes. "Há uma variedade de formatos e temos que ter em mente que os filmes têm de ser mostrados em todo o mundo", disse ele, referindo-se a plataformas como Netflix, excluída do Festival desde 2018 e cuja polêmica continua a pairar sobre o evento.

Outra controvérsia atingiu o Festival, desta vez em torno do ator francês Alain Delon, que receberá uma Palma de Ouro honorária por sua carreira. O grupo feminista Women and Hollywood o criticou por suas declarações "racistas, homofóbicas e misóginas" feitas no passado.

Os organizadores saíram em defesa desta lenda do cinema francês, de 83 anos, que disse, por exemplo, que a homossexualidade é "antinatural": seu presidente, Pierre Lescure, declarou ao jornal Libération que Delon "pode dizer uma série de declarações, mas também tem um certo número de ações em sua vida".

O cineasta Quentin Tarantino - Jeff Pachoud/AFP - Jeff Pachoud/AFP
O cineasta Quentin Tarantino
Imagem: Jeff Pachoud/AFP

Tarantino versus Almodóvar

O americano Jim Jarmusch será encarregado de abrir o festival com "Os mortos não morrem", que apresenta em forma de comédia como os mortos em uma cidade pequena saem de suas sepulturas para atacar selvagemente os vivos. Chloë Sevigny, Steve Buscemi, Danny Glover, Iggy Pop, Selena Gomez e Tom Waits estão no elenco.

Figura de destaque do cinema independente americano, Jarmusch é um assíduo da Croisette, onde em 1984 ganhou a Câmera de Ouro por "Estranhos no Paraíso" e em 2005 conquistou o Grande Prêmio do Júri com "Flores Partidas".

Seu compatriota Quentin Tarantino, outra figurinha carimbada de Cannes, apresentará sua tão esperada "Era uma vez em Hollywood". O filme, incluído na seleção no último momento, recria Los Angeles de 1969 e é estrelado por Leonardo DiCaprio e Brad Pitt, que atuam pela primeira vez juntos.

O espanhol Pedro Almodóvar é outro dos grandes nomes em competição. Com "Dor e Glória", protagonizado por Antonio Banderas e Penélope Cruz, aspira pela sexta vez o maior prêmio. O filme, o mais introspectivo de sua filmografia, já foi lançado na Espanha, onde obteve grande sucesso.

Entre os candidatos ao prêmio principal também estão o americano Terrence Malick e seu "A Hidden Life", ambientado na Segunda Guerra Mundial, e o britânico Ken Loach e seu drama social "Sorry we missed you".

Os irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne, que como Loach têm duas Palmas de Ouro, competirão com "O Jovem Ahmed".

Quatro mulheres e brasileiros na briga

Dos 21 filmes em competição, quatro foram realizados por mulheres, entre elas a austríaca Jessica Hausner e a franco-senegalesa Mati Diop, a primeira diretora negra competindo pela Palma de Ouro da história da mostra.

Além de Almodóvar, outro filme latino-americano concorre à Palma de Ouro, "Bacurau", dirigido pelos brasileiros Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, com Sônia Braga em seu elenco.

Teaser de "Bacurau"

UOL Entretenimento

Se não faltam diretores renomados no programa do festival, o tapete vermelho e suas estrelas deverão atrair todos os olhares.

Entre atores e cineastas, La Croisette receberá este ano para vários gigantes do mundo da música, como o britânico Elton John, que vai apresentar um documentário sobre sua vida, "Rocketman", e o vocalista do U2, Bono, com o documentário "5B" sobre a luta contra a aids.

Já o lendário jogador de futebol argentino Diego Maradona desfilará pelo tapete vermelho para apresentar o documentário do britânico Asif Kapadia sobre seus gloriosos anos no Nápoles.