Topo

Estátua da Liberdade inaugura museu em meio a debate sobre imigração

Museu celebra a Estátua da Liberdade e seu legado - Drew Angerer/Getty Images/AFP
Museu celebra a Estátua da Liberdade e seu legado Imagem: Drew Angerer/Getty Images/AFP

Nova York (EUA)

14/05/2019 21h17

A Estátua da Liberdade, que deu as boas-vindas a gerações de imigrantes na costa dos Estados Unidos, inaugura um novo museu em um momento em que a imigração se tornou um tema quente.

O Museu da Estátua da Liberdade, que teve custo de 100 milhões de dólares e está localizado perto da base de "Lady Liberty", a famosa dama do porto nova-iorquino, abre suas portas na quinta-feira.

A construção da estrutura de 2.400 metros quadrados, com paredes em vidro e bordas de cobre, começou em outubro de 2016. Do terraço do novo edifício, os visitantes têm uma vista panorâmica do porto, como "na proa de um barco", comparou o desenhista do projeto, Cameron Ringness.

"Você pode subir e tem esta vista incrível e uma nova perspectiva da estátua e do porto", acrescentou.

A Estátua da Liberdade é uma das atrações turísticas mais visitadas dos Estados Unidos: recebe anualmente 4,5 milhões de pessoas de todo o mundo. A entrada do museu está incluída no preço do ingresso para o ferry que leva os visitantes para a Liberty Island a partir de Manhattan.

A peça central do museu é a imponente tocha original de Lady Liberty, que foi substituída por uma nova em 1986.

As exposições e os vídeos percorrem a história do emblemático monumento, projetado pelo escultor francês Frederic-Auguste Bartholdi e entregue como presente aos Estados Unidos em 1876 para comemorar o centenário de sua independência.

Museu celebra a Estátua de Liberdade, em Nova York (EUA) - Drew Angerer/Getty Images/AFP - Drew Angerer/Getty Images/AFP
Museu celebra a Estátua de Liberdade, em Nova York (EUA)
Imagem: Drew Angerer/Getty Images/AFP

As apresentações multimídia permitem os visitantes explorar os valores associados à estátua.

"Significa coisas diferentes para diferentes pessoas", disse Stephen Briganti, presidente e presidente executivo da fundação que dirige o novo museu, assim como o dedicado à imigração da vizinha ilha de Ellis.

"Mas continua significando coisas boas: democracia, liberdade, independência, inclusão", acrescentou. "Representa todas essas coisas e muitas mais".

A abertura do museu ocorre em meio a uma ofensiva do presidente americano, Donald Trump, que também reduziu o número de refugiados aceitos pelos Estados Unidos.