Topo

Entidades já receberam mais de 400 mi de euros para reconstrução da Notre-Dame

Notre-Dame já começou a se reconstruída - Gonzalo Fuentes/Reuters
Notre-Dame já começou a se reconstruída Imagem: Gonzalo Fuentes/Reuters

De Paris (França)

24/04/2019 15h06

As quatro entidades nomeadas pelo ministério da Cultura francês para arrecadar os fundos para a reconstrução da catedral de Notre-Dame de Paris já receberam mais de 400 milhões de euros (cerca de R$ 1,8 bilhão).

A Fundação Notre-Dame (FND), uma associação de caridade católica, foi a que mais arrecadou fundos, com 211,3 milhões de euros.

A associação Friends of Notre-Dame de Paris arrecadou 4,6 milhões de euros (incluindo 600 mil euros procedentes dos Estados Unidos) da parte de 32 mil doadores.

Os grandes doadores, mecenas e estrangeiros como o rei do Marrocos ou o da Sérvia, doaram 206,7 milhões de euros.

Segundo várias promessas, a coleta da FND deve alcançar em breve 213 e 280 milhões de euros, segundo a fundação.

Catedral de Notre Dame incêndio - Wikimedia Commons - Wikimedia Commons
Catedral de Notre Dame em incêndio
Imagem: Wikimedia Commons

A coleta lançada pela Fundação do Patrimônio recolheu 164 milhões de euros, doados por particulares (22 milhões) e empresas (142 milhões). Nela participaram 218.500 particulares.

A Fundação da França recebeu 50 mil doações, contabilizando 25 milhões de euros, 75% dos quais procedentes de empresas. Por último, o Centro de Monumentos Nacionais (CMN) arrecadou 3 milhões de euros, a maioria de particulares e de pequenas empresas.

A quantia total de doações ou promessas de doações é muito maior, incluindo as contribuições de diferentes mecenas ao Estado francês. Segundo algumas estimativas, o total poderia chegar a 1 bilhão de euros, algo nunca visto em uma coleta de doações na França.

De acordo com diferentes associações de patrimônio, essas quantias colossais excedem os custos previsíveis da restauração da catedral e devem ser redistribuídas para a conservação de outros monumentos.

Mas o governo descarta essa possibilidade, ressaltando que o desejo dos doadores de participar dessas obras históricas de restauração será respeitado.