Topo

Asia Argento, acusadora de Weinstein, fez acordo após ser denunciada por abuso de menor

A atriz italiana Asia Argento - que recentemente ficou conhecida, também, por ter namorado o chef e apresentador Anthony Bourdain - Getty Images
A atriz italiana Asia Argento - que recentemente ficou conhecida, também, por ter namorado o chef e apresentador Anthony Bourdain Imagem: Getty Images

Em Washington (EUA)

20/08/2018 06h37

A atriz italiana Asia Argento, figura importante do movimento #MeToo depois de acusar o produtor Harvey Weinstein, aceitou pagar US$ 380 mil a um jovem que disse ter sido atacado sexualmente por ela, informa o jornal "The New York Times".

O pagamento foi feito ao ator e músico Jimmy Bennett, que denunciou ter sido agredido sexualmente por Argento em 2013 em um hotel da Califórnia, segundo o jornal, que cita documentos de uma fonte não identificada.

Bennett tinha 17 anos no momento do suposto incidente com a atriz, que na época tinha 37. A idade legal de consentimento para uma relação sexual na Califórnia é 18 anos. Hoje Bennet e Argento têm respectivamente 22 e 42 anos. Ele ficou famoso por ser um ator-mirim --fez o jovem James Kirk no "Star Trek" de 2009-- e segue na ativa.

Os advogados de Bennett descreveram o encontro no hotel como uma "agressão sexual" que foi traumática para seu cliente e ameaçou sua saúde mental.

No comunicado de intenção de processo contra Argento, os advogados de Bennet pediram uma indenização de US$ 3,8 milhões por considerarem que ela "infligiu de forma intencional um sofrimento emocional e perdas de salário após uma agressão sexual", indicou o jornal.

LEIA TAMBÉM

Segundo o "NYT", os documentos dizem que Jimmy encontrou Asia em um hotel em Marina Del Rey (Califórnia) em maio de 2013 e que ela lhe deu álcool, o beijou e o levou para a cama, para fazer sexo oral no rapaz. 

Há imagens de ambos no Instagram de Asia, que datam justamente da época documentada. Em uma delas, ela diz que é o "dia mais feliz da minha vida, reunião com Jimmy Bennett". Os advogados de Bennett informaram que existe outra foto, em que os dois aparecem seminus na cama do hotel.

My son my love until I will live @jimmymbennett marina del rey 05.2013

Uma publicação compartilhada por asiaargento (@asiaargento)

em

Happiest day of my life reunion with @jimmymbennett xox

Uma publicação compartilhada por asiaargento (@asiaargento)

em

Asia Argento se tornou uma das vozes mais poderosas do movimento #MeToo depois de acusar Weinstein de estupro em um hotel durante o Festival de Cannes de 1997, quando ela tinha 21 anos. Na cerimônia de encerramento do Festival de Cannes deste ano, a atriz afirmou ao público: "As coisas mudaram. Não vamos permitir que vocês se livrem disso".

O "NYT" afirma que tentou diversas vezes, sem sucesso, obter um comentário sobre o assunto de Asia Argento ou de seus representantes. As condições do acordo com Bennet, que incluíam um calendário de pagamentos, foram finalizadas em abril deste ano, de acordo com os documentos consultados pelo jornal.

Na documentação, a advogada de Asia Argento, Carrie Goldberg, chama o pagamento de "ajuda a Bennet". Em um email do advogado de Argento a ela, ele conclui o caso. "Bennett pode falar com outras pessoas contra você. Mas, com nosso acordo, ele não pode te processar. Nem postar a foto de vocês dois. Ele não pode te incomodar com pedidos de dinheiro, ameaçar ou processar - contanto que você cumpra suas obrigações no acordo."

A denúncia de Bennet foi feita um mês depois das acusações de Asia Argento contra Harvey Weinstein se tornarem públicas, segundo o "New York Times". O advogado do jovem indicou que seu cliente recordou o episódio quando viu a atriz apresentar-se como uma vítima de agressão sexual, completa o jornal.