Topo

Apenas 11 mulheres levaram os prêmios mais importantes do Festival de Cannes

Diretora de "O Piano", Jane Campion, foi a única mulher a levar a Palma de Ouro, prêmio máximo de Cannes - Reuters
Diretora de "O Piano", Jane Campion, foi a única mulher a levar a Palma de Ouro, prêmio máximo de Cannes Imagem: Reuters

Em Paris

05/05/2018 08h57

A presença de mulheres cineastas ao longo das 71 edições do Festival de Cannes, cuja nova edição começa na próxima terça-feira (5), pode ser contada em conta-gotas.

Premiação

Dos 268 cineastas com filmes premiados com as principais distinções do festival (nos últimos anos, a Palma de Ouro, o Prêmio do Júri e o do Grande Júri), onze eram mulheres, isto é, 4% do total, segundo contagem da AFP.

A neozelandesa Jane Campion é a única a ter levado a Palma de Ouro com "El Piano" (1993).

A iraniana Samira Majmalbaf foi, por sua vez, recompensada com o Prêmio do Júri no ano 2000 ("O Quadro negro") e em 2003 ("Às cinco da tarde").

A última contemplada foi a italiana Alice Rohrwacher, Grande Prêmio em 2014 por "As Maravilhas".

Quanto aos prêmios para melhor direção e roteiro, quatro mulheres foram premiadas entre 111 contemplados, ou seja, 3,5%.

E a metade destes prêmios foram atribuídos no ano passado: a americana Sofia Coppola, como melhor diretora por "O Estranho que nós amamos", e a britânica Lynne  Ramsay, com melhor roteiro por "A Beautiful  Day".

Indicações

Poucos prêmios resultam de poucas indicações.

Entre os mais de 1.780 cineastas com filmes selecionados desde 1946, destacam-se 83 diretoras, isto é, 4,7%.

Este ano, três mulheres de 21 cineastas competirão na mostra oficial, confirmando a tendência dos últimos quatro anos: uma diretora a cada sete diretores.

Mas em seleções relativamente recentes, como 2012 e 2010, só havia filmes dirigidos por homens.

O festival argumenta em sua defesa que a seleção oficial é apenas um reflexo da baixa representação das mulheres na direção de filmes.

Júri

Este ano, a atriz australiana Cate Blanchett estará à frente do júri, sendo a 12ª presidente mulher em 71 edições e a primeira desde Jane Campion, em 2014.

Estará acompanhada de quatro mulheres e quatro homens, uma paridade mantida desde 2013.

No total, terá havido 172 mulheres membros do total de 747 que integraram todos os júris, isto é, mais de uma pessoa em cada cinco. Estiveram ausentes em duas ocasiões (1947 e 1954).

Fonte: web oficial do festival de Cannes, contagem da AFP.