Topo

'O Aprendiz': o programa que fez Trump entrar nos lares dos EUA

09/12/2016 20h40

Nova York, 9 dez 2016 (AFP) - O reality show "O Aprendiz", que o presidente eleito dos Estados Unidos Donald Trump continuará coproduzindo, contribuiu amplamente para transformá-lo em uma celebridade nacional e forjar sua imagem de empresário carismático e de sucesso.

A MGM Television, que produz o programa, confirmou na quinta-feira (8) que o magnata imobiliário continuará sendo o produtor-executivo de "Aprendiz Celebridades", um "spin-off", mesmo depois de sua posse em 20 de janeiro.

O estúdio se negou a dar detalhes sobre a remuneração de Trump, mas sua assessora Kellyane Conway considerou "improvável", nesta sexta-feira (9), que ele aceite um pagamento, lembrando de seu compromisso de não receber salário como presidente.

Em abril, Trump se gabou de ter ganhado US$ 213 milhões desde o lançamento do programa, em janeiro de 2004.

Nesta temporada, o reality show terá um novo apresentador: o ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger.

Lançado no auge desse tipo de programa, "O Aprendiz", que se tornou "Aprendiz Celebridades", foi um dos que conseguiram se consolidar.

"Penso que sua atração vem, em parte, dessa personalidade. Qualquer que seja sua opinião política, Donald Trump é um personagem intrigante", destacou o professor Dom Caristi, da Universidade de Ball State.

Desde as primeiras imagens divulgadas pela emissora americana NBC, o magnata imobiliário se apresentava sentado na parte de trás de uma limusine com uma música clássica ao fundo.

"Me tornei o mestre da arte da negociação e fiz do nome 'Trump' uma marca da mais alta qualidade", dizia o futuro presidente dos Estados Unidos.

A cada temporada, os candidatos - dez no início - se enfrentam na realização de projetos, em geral dentro de uma empresa, ou de uma propriedade imobiliária de Donald Trump, que elogia as atividades de seus potenciais pupilos.

O vencedor recebe US$ 250 mil e um contrato de um ano em uma das empresas de Trump, tornando-se, assim, um aprendiz de mestre. Com o passar dos anos e com a criação de "Aprendiz Celebridades", o conceito evoluiu, e as celebridades tentam agora arrecadar fundos para uma obra de caridade.

Uma imagem positivaDurante o programa, Trump costuma aparecer em momentos-chave, sobretudo, na cena final do episódio.

Em uma grande sala de reunião da Torre Trump, o bilionário recebia os candidatos e eliminava um por episódio, usando a frase que se tornou emblemática: "You're fired!" (Você está demitido!).

Cena que se assemelha ao atual "modus operandi" do presidente eleito na formação de seu gabinete: os candidatos aparecem um a um para entrevistas no "centro do mundo", sua torre de decoração estilo anos 1980, em Manhattan.

O nova-iorquino dominava perfeitamente a dimensão dramática de cada cena de eliminação, pontuada por longos silêncios e expressões sérias.

"Ele já tinha uma notoriedade nacional, mas isso deu uma grande acelerada", disse a professora Susan Murray, da Universidade de Nova York.

"O programa o apresentou sob uma luz positiva", observa Dom Caristi.

"Como quem está no comando, toma boas decisões de negócios, se dá conta dos erros dos outros", completou.

Ao começar a campanha presidencial, em junho de 2015, Trump era uma personalidade estabelecida e reconhecida.

Para Susan Murray, em sua campanha presidencial, o empresário retomou elementos já presentes em "O Aprendiz": "classificar as pessoas em categorias muito simplistas, vencedores e perdedores, questionar as pessoas individualmente e destacar suas fraquezas".

Já habituado com a imprensa e fanático pelas relações públicas, Trump se beneficiou dos 11 anos diante das câmeras de "O Aprendiz" e "Aprendiz Celebridades" para melhorar suas habilidades na hora de se comunicar.

"Penso, realmente, que sua experiência com a imprensa contribuiu para seu sucesso nesta campanha", considerou Caristi.