Topo

Como Leonard Cohen, veja outros cantores também admirados como poetas

11/11/2016 12h58

Como Bob Dylan ou Patti Smith, Leonard Cohen, que faleceu nesta quinta-feira aos 82 anos, pertence à categoria de artistas da música popular cujos textos poéticos são apreciados por seu valor literário.

- Bob Dylan: lenda viva da música americana, acaba de receber, aos 75 anos, o prêmio Nobel de Literatura. Este prestigioso prêmio, criticado por alguns, foi comemorado por aqueles que o consideram como um trovador dos tempos modernos. Apaixonado pela poesia, "Mr Tambourine Man" é considerado por muitos como "a voz de uma geração", com seus textos melodiosos e comprometidos. Além de suas 500 canções, é autor de dois livros, "Tarantula" e "Chronicles".

- Patti Smith: a americana de 69 anos, musa do fotógrafo Robert Mapplethorpe na Nova York dos anos 1970, é cantora, compositora de música, poeta, pintora e fotógrafa, sendo considerada a madrinha do movimento punk norte-americano.

- Joaquín Sabina: cantor espanhol por excelência, é também poeta e pintor. Suas canções, que gravou em mais de 15 álbuns, se caracterizam pela preeminência meticulosa das letras, categoria na qual também se destaca outro espanhol, o catalão Joan Manuel Serrat.

- Nick Cave: grande admirador de Leonard Cohen, seu rock gótico à frente do grupo The Bad Seeds se caracteriza por um obscuro lirismo que colocam o músico, escritor e ator australiano, de 59 anos, na esfera dos cantores poetas.

- Jim Morrison: o americano, líder do grupo The Doors, também era poeta, cuja inspiração surgia em parte da cultura ameríndia, da literatura "beat" e do chamanismo. Sua morte prematura, aos 27 anos em Paris, em julho de 1971, o consagrou como o poeta maldito do rock.