Autoridades iranianas destroem 100.000 antenas parabólicas

Teerã, 24 Jul 2016 (AFP) - As autoridades iranianas destruíram 100.000 antenas parabólicas e outros materiais de recepção de televisão por satélite, informaram os meios de comunicação neste domingo.

"Todo o material foi entregue voluntariamente pelos cidadãos", afirmou a agência de notícias basijnews.ir, órgão da milícia dos Basij afiliada aos poderosos Guardiões da Revolução, o exército de elite do regime.

"Um milhão de pessoas participaram do programa", declarou o chefe dos Basij, o general Mohamad Reza Naghdi, em uma coletiva de imprensa, antes da destruição do material em uma cerimônia oficial no Teerã.

Segundo Naghdi, "as televisões por satélite desenvolveram, em geral, a corrupção, corrompem a cultura de nossa sociedade" e tem por efeito "o aumento do número de divórcios, o aumento do uso de drogas e da insegurança".

A lei, pouco observada, proíbe a posse e venda de materiais de recepção de televisão por satélite. Os infratores podem ser condenados a multas que vão de 30 a 2.800 dólares. A polícia efetua regularmente confisco de materiais visíveis nos tetos.

O ministro da Cultura, Ali Janati, advogou na sexta-feira por aliviar uma "lei violada por 70% dos iranianos", e foi criticado pelo dirigente dos Basij.

O Irã tem 80 milhões de habitantes.

Dezenas de emissoras por satélite na língua persa emitem do exterior programas de informação, diversão ou filmes destinados ao país.

UOL Cursos Online

Todos os cursos