Topo

Auditoria governamental critica uso de e-mail particular de Hillary Clinton

25/05/2016 13h22

Washington, 25 Mai 2016 (AFP) - Uma auditoria interna realizada pelo Departamento de Estado criticou o uso de um servidor privado de e-mails por parte de Hillary Clinton, incluindo mensagens de natureza reservada, quando estava à frente da diplomacia americana.

De acordo com o documento, as investigações detectaram "fragilidades sistêmicas e duradouras relacionadas aos arquivos eletrônicos e comunicações" no gabinete da Secretária de Estado.

O relatório de 83 páginas analisou as práticas de comunicações e de arquivamento de documentos desde Madeleine Albraight (1997-2001), mas é particularmente duro com a decisão de Clinton (2009-2013) de manter seus e-mails em um servidor privado.

Esta prática "não é um método apropriado de preservar os e-mails que possam constituir documentos federais. Por isso, a secretária Clinton deveria ter preservado todos os documentos criados e recebidos em sua conta pessoal", afirma o documento na página 23.

Segundo as investigações, Hillary "no mínimo deveria ter entregue todos os e-mails" relacionados com o cargo ao deixar este posto e, ao não ter feito isso, "não cumpriu com normas do Departamento de Estado".

A análise aponta que o ex-secretário de Estado Colin Powell (2001-2005) também utilizou contas privadas de e-mail para tratar de assuntos oficiais.

Hillary é atualmente pré-candidata presidencial pelo partido Democrata para as eleições de novembro.