Topo

Dois detidos na Turquia por tentar vender quadro que poderia ser de Van Dyck

9.jan.2016 - Pintura que poder ser de Van Dyck valeria 14 milhões de dólares - AFP Photo / Istanbul Police Department Anti-Smuggling and Organized Crime Unit
9.jan.2016 - Pintura que poder ser de Van Dyck valeria 14 milhões de dólares Imagem: AFP Photo / Istanbul Police Department Anti-Smuggling and Organized Crime Unit

10/01/2016 14h07

As autoridades turcas detiveram em Istambul dois homens por tentarem vender um quadro que poderia ser do célebre pintor flamenco do século 17 Anton Van Dyck, informou neste domingo (10) a imprensa turca.

A pintura, considerada perdida, foi descoberta em Istambul quando dois homens de negócios da Geórgia tentaram vendê-la a um policial turco que se fez passar por comprador.

Os dois homens foram detidos em um hotel de luxo do bairro histórico de Topkapi, onde tentaram fechar a transação por 14 milhões de dólares (12,5 milhões de euros), segundo a imprensa.

Vários especialistas de arte em Istambul asseguram que a obra é um original de Van Dyck, embora a informação não tenha sido confirmada.

Considerado um dos grandes pintores da história, Anton Van Dyck criou mais de 800 obras antes de sua morte em 1641, aos 42 anos.