Topo

Acervo do poeta francês Stéphane Mallarmé rende € 4,5 mi em leilão

De Paris (França)

16/10/2015 10h28

O manuscrito autografado do famoso poema tipográfico "Un coup de dés jamais n'abolira le hasard", de Stéphane Mallarmé, foi vendido por 963 mil euros (US$ 1,1 milhão) no leilão da biblioteca do poeta francês organizada pela Sotheby's de Paris.

O manuscrito, estimado entre 500 mil e 800 mil euros, foi comprado pelo colecionador francês Marcel Brient.

"Um coup de dés jamais n'abolira le hasard" foi redigido por Mallarmé (1842-1898) no início de 1897 visando ser impresso pelo comerciante de arte e editor Ambroise Vollard.

No total, as vendas do acervo do poeta francês totalizaram 4,5 milhões de euros, muito acima da estimativa inicial de 1,9 a 2,8 milhões de euros, indicou a Sotheby's, que afirmou que 89% dos lotes foram vendidos.

Baudelaire, autor de obras como "Flores do Mal" - Divulgação - Divulgação
Baudelaire, autor de "Flores do Mal"
Imagem: Divulgação

O colecionador Marcel Brient também comprou por 363 mil euros um exemplar de "Flores do Mal" de Charles Baudelaire, que inclui os seis poemas censurados copiados por Mallarmé ao fim do livro quando tinha 19 anos. O livro estava estimado entre 80 mil e 120 mil euros.

Um texto prévio do "Un coup de dés jamais n'abolira le hasard", também autografado, foi adquirido por 62,5 mil euros pela Biblioteca Nacional da França, que também se apossou de um exemplar de "The Raven", do americano Edgar Allan Poe, traduzido por Mallarmé e ilustrado por Edouard Manet, depois de desembolsar 195 mil euros. "L'Après-midi d'un Faune", outro livro de Mallarmé ilustrado por Manet, foi vendido por 60 mil euros.

Outro lote que superou amplamente as estimativas iniciais foi uma foto de grande formato de Auguste Renoir e Stéphane Mallarmé tirada por Edgar Degas em 16 de dezembro de 1895. Foi vendido por 204 mil euros quando a estimativa inicial era de 40 mil a 60 mil euros.