Topo

Egito começa a restaurar máscara danificada de Tutancâmon

dano mascara-de-enterro-do-rei-tutancamon - arte UOL
dano mascara-de-enterro-do-rei-tutancamon Imagem: arte UOL

10/10/2015 08h56

O Egito iniciou neste sábado (10) a reparação da famosa máscara funerária de Tutancâmon, danificada por uma restauração recente que deixou restos de cola nesta que é uma joia arqueológica de 3,3 mil anos de antiguidade.

Em agosto de 2014, durante as obras realizadas no dispositivo de iluminação do museu do Cairo, a máscara de ouro maciço foi danificada e a barba se desprendeu.

Os funcionários do museu utilizaram uma cola epóxi para colocá-la no lugar, mas deixaram restos do produto na barba simbólica do jovem faraó.

"A máscara de Tutancâmon foi transferida da sala de exposição para outra sala do museu, transformada agora em laboratório para sua restauração", explicou à AFP a porta-voz do ministério de Antiguidades, Mushira Musa.

A porta-voz disse que um alemão especializado na conservação de objetos arqueológicos metálicos e de vidro, Christian Eckmann, estava comandando os trabalhos.

Morto aos 19 anos, em 1.324 a.C, depois de um reinado de nove anos, Tutancâmon é atualmente um dos faráos mais famosos do antigo Egito.