Manifestação na Espanha contra touradas

Pamplona, Espanha, 4 Jul 2015 (AFP) - Nus e cobertos de sangue, uma centena de membros de associações de defesa dos animais pertencentes ao Peta e AnimaNaturalis protestaram, neste sábado, em Pamplona (norte) contra as tradicionais touradas das festas de São Firmino.

A maioria dos manifestantes estavam cobertos de sangue artificial, enquanto usavam chifres de touros e mostravam cartazes onde proclamaram em várias línguas que "as ruas de Pamplona estão manchadas de sangue de touros".

Em um comunicado, as associações informam que "utilizam descargas elétricas e varas afiadas antes das touradas para atormentar os touros".

As associações de proteção aos animais querem chamar a atenção "porque dezenas de touros sofrem lesões enquanto os participantes os perseguem, batem e aterrorizam a caminho de sua eventual morte na arena de touros da cidade".

Nas festas de São Firmino, que serão realizadas neste ano de 6 a 14 de julho e atraem anualmente centenas de milhares de pessoas do mundo inteiro, touros que pesam centenas de quilos são soltos atrás de indivíduos que correm com o tradicional uniforme branco e lenço vermelho.

Os touros correm pelas ruas estreitas da cidade, que conduzem até as arenas de touros, onde está previsto que os animais sejam mortos em corridas durante o dia.

Segundo a organização Peta, pedem à Espanha para pôr fim a esta tradição.

O país tem outras tradições taurinas controversas como colocar produtos inflamáveis nos chifres dos touros, fazendo com que os animais terminem queimados tentando retirar as bolas de fogo.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos