Sítio arqueológico de Hatra está em perigo, alerta Unesco

Berlim, 1 Jul 2015 (AFP) - O sítio arqueológico iraquiano de Hatra, objetivo do Estado Islâmico (EI) segundo um vídeo publicado em abril pelo grupo jihadista na internet, foi classificado nesta quarta-feira como patrimônio em perigo pela Unesco, segundo um comunicado da organização.

"O sítio de Hatra (Iraque) foi inscrito na lista do patrimônio mundial em perigo da Unesco devido aos danos causados ao mesmo por grupos armados", alerta a Unesco.

No início de abril, o EI publicou um vídeo no qual um jihadista aparecia destruindo a tiros de fuzil e revólver antiguidades no local, que está desde 1985 na lista do patrimônio mundial.

"O Estado Islâmico nos enviou para destruir estes ídolos porque estes são venerados no lugar de Deus", explicava um dos jihadistas que falavam neste vídeo sem data, com 7 minutos de duração.

A classificação de Hatra como patrimônio em perigo "é um instrumento destinado a reunir o apoio da comunidade internacional a favor do patrimônio iraquiano", afirma a Unesco.

"Grande cidade fortificada" e "capital do primeiro reino árabe", Hatra resistiu duas vezes ao assédio dos romanos, em 116 e 198 d.C., graças às suas muralhas reforçadas com torres", explica a organização.

A arquitetura árabe se integra com a greco-romana, em particular em seus templos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos