Morre o cineasta espanhol Vicente Aranda

Madri, 26 Mai 2015 (AFP) - O cineasta espanhol Vicente Aranda, diretor de filmes como como "Os Amantes" e "La muchacha de las bragas de oro", faleceu nesta terça-feira aos 88 anos.

A informação da morte foi anunciada pela Academia de Cinema da Espanha.

Nascido em 9 de novembro de 1926 em Barcelona, Aranda iniciou a carreira nos anos 1960 e dirigiu mais de 20 filmes, incluindo "Os Amantes" (1991), protagonizado por Maribel Verdú, Jorge Sanz e Victoria Abril, premiado com o Goya de melhor filme e melhor diretor.

Pelo papel, Victoria Abril também foi premiada no Festival de Berlim.

Aranda dirigiu adaptações de livros famosos, como "La muchacha de las bragas de oro" (1979), do autor Juan Marsé, e o policial "Asesinato en el Comité Central" (1982), do escritor Manuel Vázquez Montalbán.

Aranda é considerado "um dos grandes" do cinema espanhol, criador de complexos personagens femininos em filmes marcados pelo erotismo e paixões. O diretor foi responsável pelo início da carreira de atrizes como Victoria Abril e Maribel Verdú.

Admirado por cineastas como o americano Quentin Tarantino, que considera "La novia ensangrentada" (1972) um de seus "filmes de referência", Aranda começou a carreira na chamada 'Escola de Barcelona', versão espanhola da 'nouvelle vague', que 10 anos antes revolucionou o cinema francês.

Vanguardista e incompreendido pelo público, seu segundo filme, "Fata Morgana" (1965), teve uma boa recepção da crítica.

O sucesso veio alguns anos mais tarde, com filmes como "Cambio de sexo", de 1977, que tinha uma ainda adolescente Victoria Abril.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos