Topo

David Letterman, lenda da TV americana, se despede

21/05/2015 20h21

Nova York, 21 Mai 2015 (AFP) - O rei dos talk-shows da TV americana, David Letterman, encerrou na quarta-feira à noite uma carreira de 33 anos com um emocionante programa de final, com muitas piadas e a participação de presidentes, astros de Hollywood e fãs.

O último programa "Late Show with David Letterman" representa o fim de uma instituição da cultura americana, que teve milhões de espectadores e inspirou uma geração de comediantes.

O show final começou com os ex-presidentes George H. e George W. Bush, assim como Bill Clinton e o atual presidente Barack Obama, que foram filmados repetindo, um após o outro, "nosso longo pesadelo nacional acabou".

"Letterman está se aposentando", disse Obama, ao lado do comediante de 68 anos em um segmento pré-gravado. "Você está apenas brincando, certo?", disse um inexpressivo Letterman após o presidente parecer indiferente.

A noite foi repleta de aplausos entusiasmados de um público VIP, com muitas piadas sobre o próprio Letterman, brincadeiras com celebridades e flashbacks com momentos memoráveis.

Astros como Alec Baldwin, Steve Martin, Bill Murray e Jim Carrey, além de Jerry Seinfield e Tina Fey, estavam entre as pessoas que leram o "Top 10" de despedida, com "as 10 principais coisas que sempre que dizer a Dave".

Com frases sucintas, todos prestaram um tributo ao humor cáustico do veterano apresentador.

"Obrigado e boa noite", afirmou Letterman ao final do programa de número 6.028 de sua carreira, quando chamou as homenagens de "lisonjeiras, embaraçosas e gratificantes".

"Obrigado por tudo, vocês me deram tudo", disse aos fãs.

Também agradeceu a sua esposa Regina e ao filho do casal, Harry, de 11 anos, que estava na audiência.

Estrelas do rock, como o grupo Foo Fighters, tocaram no show para a multidão reunida no Ed Sullivan Theater de Nova York.

O programa teve uma audiência de 13,7 milhões de espectadores, superada apenas pela cobertura de Latterman dos Jogos Olímpicos de Inverno na Noruega, em 1994, informou a CBS.





- Recompensa inimaginável -

Letterman anunciou a aposentadoria em 2014 e, com a aproximação da data do último programa, passou a receber muitas homenagens por sua extraordinária carreira, por parte de celebridades emocionadas e da imprensa.

Os críticos elogiaram em Letterman sua combinação de inovações com entrevistas tradicionais, e por inspirar alguns dos mais talentosos comediantes das últimas décadas, tanto nos Estados Unidos como na Grã-Bretanha.

"Me sinto nu e assustado", admitiu Letterman ao canal CBS no domingo.

"Qualquer mudança importante em minha vida me deixa petrificado".

Mas uma vez que a mudança foi assimilada, "a recompensa tem sido inimaginável", acrescentou.

Letterman teve seu primeiro talk-show noturno no canal NBC em 1982, antes de se mudar para a CBS em 1993 para apresentar o "Late Show", depois da maior decepção de sua vida: perder para Jay Leno a oportunidade de suceder Johnny Carson no "Tonight Show".

A princípio, a audiência de Letterman na CBS superou a de Leno na NBC, mas este último conseguiu uma entrevista com Hugh Grant em 1995, pouco depois do ator britânico ter sido detido com uma prostituta, e a audiência do "Tonight Show" nunca mais foi superada pelo "Late Show".



- Momentos inesquecíveis -

Sarcástico, às vezes irritante, Letterman era temido por algumas celebridades e passou por momentos complicados.

A cantora Cher chegou a afirmar em uma entrevista que ele era um "idiota", mas ao mesmo tempo o apresentador desfrutava de uma boa ligação diante das câmeras com muitos convidados.

Durante a carreira, Letterman recebeu 12 prêmios Emmy e foi indicado para um total de 67, incluindo a impressionante marca de pelo menos uma indicação a cada ano entre 1984 e 2009.

Outro momento notável de seu programa foi registrado após os atentados de 11 de setembro de 2001, quando Letterman foi o primeiro comediante a voltar ao ar, apenas seis dias depois dos ataques da Al-Qaeda que mataram mais 3.000 pessoas.

Em janeiro de 200, ele passou por uma cirurgia cardíaca e cinco semanas depois estava de volta ao ar. Os primeiros entrevistados foram os médicos do apresentador.

Em 2009, ele admitiu que teve alguns casos com funcionárias da produção do programa e pediu desculpas no ar, a sua esposa e aos colegas de trabalho. O apresentador manteve o trabalho.

Letterman será substituído a partir de 8 de setembro por Stephen Colbert, 51 anos, que até o ano passado apresentava o "Colbert Report" no canal Comedy Central.

"Eu acredito que ele vai fazer um ótimo trabalho", afirmou Letterman.

"Pela primeira vez desde que Harry nasceu, nossa agenda de verão não será decidida por mim. Estará completamente ditada pelo que Harry quiser fazer", disse, ao comentar a aposentadoria.