Topo

Pintura roubada de curador judeu por nazistas será entregue à herdeira

A pintura "Retrato de um Homem", ao lado da foto do curador August Liebmann Mayer, no Museu do Patrimônio Judeu de Nova York - Mike Segar/Reuters
A pintura "Retrato de um Homem", ao lado da foto do curador August Liebmann Mayer, no Museu do Patrimônio Judeu de Nova York Imagem: Mike Segar/Reuters

De Nova York

05/05/2015 15h01

Autoridades de Nova York anunciaram nesta segunda-feira (4) que uma pintura do século 17 roubada de um curador alemão judeu pelos nazistas será devolvida à sua herdeira. O roubo ocorreu casa do curador em Paris, durante a Segunda Guerra Mundial.

A pintura "Retrato de um Homem", atribuída à escola do pintor maneirista italiano Giovanni Battista Moroni, foi roubada de August Liebmann Mayer, assassinado em 1944 em um campo de concentração de Auschwitz, e estava na coleção dos Museus Nacionais de Recuperação franceses de obras repatriadas da Alemanha ao fim da guerra, indicou o Departamento de Serviços Financeiros de Nova York em um comunicado.

O anúncio da restituição da pintura, em posse do Louvre de Paris, à filha de Mayer ocorreu em uma cerimônia no Museu do Patrimônio Judeu de Nova York.

"Embora o terrível dano causado pela perseguição nazista nunca possa ser reparado, esperamos que a recuperação desta pintura dê ao menos alguma pequena dose de justiça", disse o superintendente de serviços financeiros de Nova York, Benjamin Lawsky.

Renomado historiador de arte e curador, August Liebmann Mayer escapou da Alemanha para a França em 1935, depois de ter sido detido e torturado vários meses pelos nazistas. Tentou refazer sua vida em Paris, mas voltou a ser detido, durante a ocupação nazista na capital francesa. Sua casa foi saqueada, e ele foi transferido a um campo de concentração, onde morreu assassinado junto a milhares de judeus.

A pintura foi restituída após um pedido do Departamento de Serviços Financeiros de Nova York e dos advogados da legítima herdeira às autoridades francesas.