Topo

Ganhador de um Pulitzer deixou o jornalismo para poder pagar o aluguel

21/04/2015 13h06

Los Angeles, 21 Abr 2015 (AFP) - Um dos jornalistas do Daily Breeze, um pequeno jornal que surpreendeu ao ser contemplado com o prestigioso prêmio Pulitzer, já não trabalha mais na profissão porque seu salário não dava para pagar o aluguel.

O Daily Breeze, um jornal de Torrance, Califórnia (leste), tem cerca de 63.000 assinantes e sete repórteres e foi premiado na segunda-feira por uma investigação sobre a corrupção em uma escola do distrito, a Centinela Valley Union High School.

Mas há seis meses Rob Kuznia, um dos três jornalistas premiados por esta investigação, deixou de trabalhar como repórter pelo fato de seu salário não ser suficiente para pagar o aluguel.

Segundo o site LA Observed, que divulgou este fato na segunda-feira, Kuznia deixou a publicação e passou a trabalhar como assessor de imprensa na fundação USC Shoah.

"Falamos com ele nesta tarde e ele reconheceu, com pesar, que lamentava não ser mais jornalista, mas explicou que era muito difícil chegar no final do mês com seu salário no jornal e alugando um apartamento na região de Los Angeles", escreveu o LA Observed.

O ex-repórter de 39 anos também explicou ao jornal The New York Times - que também foi premiado na segunda-feira com três Pulitzer - que antes de deixar seu posto, havia recebido um aumento.

"Não que eles não ligassem. Mas simplesmente não era suficiente".

Consultado pelo jornal, assegurou que não voltaria a exercer a profissão de jornalista.

O site LA Observed afirmou que o Daily Breeze havia ganhado na semana passada outro prêmio na categoria de jornalismo investigativo, o National Headliner Award for Investigative Journalism.