Topo

Morre Leonard Nimoy, o inesquecível sr. Spock de "Star Trek"

27/02/2015 23h10

Los Angeles, 28 Fev 2015 (AFP) - O ícone da ficção científica Leonard Nimoy, que se tornou uma lenda por seu papel como Sr. Spock em "Star Trek", faleceu nesta sexta-feira, aos 83 anos, em Los Angeles.

"Como vocês sabem, meu avô faleceu esta manhã, às 8h40 (1h40 de Brasília) ... Obrigada pelas calorosas mensagens de pêsames. Que todos vocês experimentem uma vida longa e próspera", escreveu Dani, a neta de Leonard Nimoy, retomando a famosa saudação de Sr. Spock.

A esposa de Nimoy, Susan Bay, também confirmou a morte do marido devido à doença pulmonar obstrutiva crônica, resultado de toda uma vida de fumante.

Bay, com quem Nimoy era casado desde 1989, e os dois filhos do ator, fruto de seu primeiro matrimônio, vão se despedir "em uma cerimônia íntima", segundo uma nota enviada à AFP.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garantiu que "antes que o 'nerd' estivesse na moda, havia Leonard Nimoy (...) um amante da arte, um defensor da ciência e um homem generoso com seu talento".

"Eu amava Spock", afirmou o presidente, na nota divulgada pela Casa Branca.

Em homenagem ao ator, Obama postou uma foto nas redes sociais, imitando a célebre saudação vulcana.

Ilustrando o enorme papel que o personagem e a série de TV que o tornaram famoso tiveram para milhões de fãs e profissionais da exploração espacial, a Nasa foi uma das primeiras a prestar homenagem ao falecido.

"RIP Leonard Nimoy. Muitos de nós na Nasa fomos inspirados por Star Trek. Audaciosamente indo", escreveu a agência em seu Twitter.

A Nasa utiliza a frase "boldly go", que é parte do texto "Audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve" da abertura da série.

O ator William Shatner, mais conhecido como o capitão James Kirk, também lamentou a morte do companheiro de elenco e amigo pessoal.

"Eu o amava como um irmão. Vamos sentir falta de seu humor, de seu talento e de sua capacidade de amar", declarou Shatner à imprensa americana.

Já o ator Zachary Quinto, que enfrentou o desafio de viver Spock quando jovem e teve a aprovação de Nimoy nessa tarefa, declarou estar com o "coração partido".

"Eu te amo profundamente, meu querido amigo. E vou sentir sua falta todos os dias. Que os anjos te acompanhem para teu descanso", escreveu.

Com o queixo quadrado e feições duras, Leonard Nimoy, nascido em Boston em 26 de marco de 1931, conquistou seu espaço ao representar todos os tipos - de caubói a advogado - até vestir em 1966 a pele de Spock, um extraterrestre de orelhas pontudas do planeta Vulcano.

Criado pelo roteirista Gene Roddenberry, o personagem fez dele uma lenda da ficção científica para a televisão e o cinema.

Sua missão em "Star Trek" era "explorar novos mundos, novas civilizações, audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve", a bordo da nave espacial USS Enterprise.

Spock encarna o contrapeso frio e racional ao impulsivo capitão James T. Kirk, interpretado por Shatner, e ao médico altamente emocional Leonard "Magro" McCoy, interpretado por DeForest Kelley.

O personagem de Spock marcou o imaginário coletivo, especialmente com suas citações que se tornaram lendárias para os "trekkers", uma enorme legião de fãs apaixonados que se cumprimentam com um gesto de mão facilmente reconhecível pronunciando a frase "Vida longa e próspera".

Entre as falas marcantes encontramos "Fascinante", pronunciada por Spock quando aprende algo novo, ou "é altamente ilógico", acompanhado por uma sobrancelha levantada.



'Eu sou Spock' Nos anos 1970 e 1980, após o fim da série, o personagem reapareceu em seis filmes de longa-metragem, incluindo dois dirigidos pelo próprio ator.

Com "Star Trek IV: a volta para casa", recebeu elogios da crítica.

Em outro domínio, dirigiu em 1987 a adaptação americana de "Três solteirões e um bebê", estrelado por Tom Selleck.

Assim como aconteceu com outros de "Star Trek", Leonard Nimoy teve dificuldade para se livrar desse papel. Em uma tentativa desesperada de se distinguir do estrangeiro, ele assinou em 1975 o ensaio "Eu não sou Spock". Acabou por capitular ao personagem em 1995, ao publicar "Eu sou Spock". O papel se colou a sua pele.

Na realidade, essa popularidade global alimentou o resto de sua carreira. Ele emprestou sua voz para documentários, videogame e séries de televisão. Vendeu uma quantidade astronômica de produtos derivados e se apresentou, regularmente, em convenções de "Star Trek".

Em 2009 e 2013, fez um retorno à nova franquia "Star Trek", adaptada por JJ Abrams.

Até o fim da vida, Leonard Nimoy permaneceu muito ativo, publicando livros de fotografia e poesia.

De 2008 a 2013, participou da série de ficção científica "Fringe", também produzida por Abrams, e fez uma pequena participação na elogiada sitcom "The Big Bang Theory", que elogia a cultura nerd e geek. O elenco da série, que idolatra "Star Trek", somou-se às mensagens de condolências de Tom Hanks, Josh Gad, Zachary Quinto, Wil Wheaton, Seth MacFarlane, "Os Simpsons" e Jeri Ryan.

Fãs do ator que queriam prestar uma última homenagem foram à estrela que leva seu nome na calçada da fama, em Hollywood.

"Antes de Obi-Wan, antes de Yoda, antes de 'Guerra nas Estrelas', estava Spock", disse à AFP Gregg Donovan, após deixar sobre a placa comemorativa um buquê de flores e uma foto em preto e branco do ator ao lado do capitão Kirk.



sdo-jmp/rap/vog/mr/mm/tt