Topo

Escritora britânica de ficção policial P.D.James morre aos 94 anos

A escritora P.D. James, em foto tirada em 2005 - Henny Ray Abrams/AP
A escritora P.D. James, em foto tirada em 2005 Imagem: Henny Ray Abrams/AP

De Londres

27/11/2014 12h27

A escritora britânica de romances de ficção policial P.D.James morreu nesta quinta-feira (27), aos 94 anos, em sua casa em Oxford, anunciou a editora Faber & Faber, que publica suas obras.

"Com grande tristeza, a família da escritora P.D. James, baronesa James de Holland Park (...), anuncia que morreu em paz em sua casa de Oxford", diz o comunicado da Faber & Faber.

P.D.James foi autora de 20 obras, muitas protagonizadas pelo detetive e poeta Adam Dalgliesh. A maioria das histórias foi adaptada para o cinema e a televisão. Um de seus romances mais famosos, "Children of Men", foi levada ao cinema como "Filhos da Esperança" pelo diretor mexicano Alfonso Cuarón e protagonizada por Julianne Moore e Clive Owen.

p.d - Reprodução - Reprodução
Capa de "Morte em Pemberley", de P.D. James
Imagem: Reprodução


Sua última obra foi "Morte em Pemberley", publicada em 2011 na Inglaterra e lançada no Brasil pela Companhia das Letras. O livro deu origem a uma série de TV na BBC. A trama dá prosseguimento ao clássico "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen.

Em 2000, P.D. James celebrou seus 80 anos com a publicação de sua autobiografia "Time to Be in Earnest".

Phyllis Dorothy James nasceu em Oxford em 3 de agosto de 1920 e passou três décadas trabalhando em várias atividades, parte delas no departamento de polícia do Ministério do Interior.

Em 1991, recebeu o título de baronesa. Entre seus prêmios literários está o Pepe Carvalho, que leva o nome do detetive criado pelo escritor espanhol Manuel Vázquez Montalbán, concedido pela cidade de Barcelona em 2008.