Topo

Carta inédita de Camus a Sartre é encontrada na França

Albert Camus e Jean Paul-Sartre  - AFP/AP
Albert Camus e Jean Paul-Sartre Imagem: AFP/AP

26/11/2014 07h13

Uma carta inédita do escritor Albert Camus ao filósofo Jean-Paul Sartre foi encontrada recentemente e confirma a relação amistosa entre os dois intelectuais poucos meses antes da brutal ruptura em 1952.

A ruptura aconteceu depois da publicação do ensaio "O Homem Revoltado" de Camus, obra que Sartre rejeitou de maneira taxativa.

A carta, que teve a autenticidade comprovada por um especialista, começa com a saudação "Meu querido Sartre" e termina com "Eu aperto sua mão".

No texto, Camus recomenda a Sartre a atriz "Aminda Valls, amiga de María (Casares, famosa atriz, que foi amante de Camus) e minha, republicana espanhola, que é uma maravilha de humanidade".

No início de 1951, Sartre preparava o lançamento da peça "O Diabo e o Bom Deus".

Na obra, María Casares teve o papel de Hilda, mas Aminda Valls não fez parte do elenco.

"A carta havia sido comprada por um colecionador de autógrafos nos anos 70", disse à AFP Nicolas Lieng, especialista em Literatura do século XIX e XX, intermediário na venda "há uma semana" do documento a um dos colecionadores privados mais importantes de artigos de Camus.

A carta não tem data, mas, levando em consideração alguns eventos mencionados, os especialistas concordam que foi escrita em março ou abril de 1951.

Seis meses depois do envio da carta, Camus publicou "O Homem Revoltado" e pouco depois Sartre rompeu com ele, queimando quase toda a correspondência entre ambos.