Topo

Netos de Hemingway celebram em Cuba 60 anos de Prêmio Nobel

Os netos de Ernest Hemingway John Hemingway e Patrick Hemingway posam em Havana (Cuba) durante as comemorações dos 60 anos do Prêmio Nobel de Literatura do escritor - Enrique de La Osa/Reuters
Os netos de Ernest Hemingway John Hemingway e Patrick Hemingway posam em Havana (Cuba) durante as comemorações dos 60 anos do Prêmio Nobel de Literatura do escritor Imagem: Enrique de La Osa/Reuters

08/09/2014 13h20

John e Patrick Hemingway, netos do famoso escritor americano Ernest Hemingway (1899-1961), estão em Cuba para festejar nesta segunda-feira (8) o 60º aniversário do Prêmio Nobel de Literatura de seu avô, informou a Agência de Informação Nacional (AIN).

Os netos "lideram uma delegação de personalidades americanas" que veio para celebrar o 60º aniversário da atribuição do Prêmio Nobel da Literatura (1954) para o seu famoso avô e os 80 anos da compra por ele de seu barco 'El Pilar'", indicou a AIN.

O programa de atividades começa nesta segunda-feira com a viagem de uma frota de barcos a partir do Clube Náutico Hemingway, no oeste de Havana, até Cojimar (leste), onde o escritor ancorava seu iate, a cargo de seu patrão Gregorio Fuentes (1897-2002).

Os netos, os convidados - biólogos e especialistas em pesca submarina - e autoridades locais vão depositar uma coroa de flores e prestar homenagem ao escritor em seu busto de bronze, à beira-mar, construído com contribuições de pescadores locais na década de 1960.

Em Cojimar, que era então uma pequena vila de pescadores, Hemingway fez amizade com muitos pescadores que o apelidaram de "Papa", e comia muitas vezes no restaurante "La Terraza", localizado em frente ao mar.

A imprensa dos Estados Unidos indicou que a delegação americana viajou licenciada pelo Departamento do Tesouro e a viagem foi organizada pelo America Working Group Education Fund (LAWGEF) e a Conferência Pugwash sobre Ciências e Assuntos Mundiais.

O programa de atividades se estenderá até sábado.

Hemingway viveu em Cuba mais de 20 anos não consecutivos, e escreveu na ilha suas principais obras, incluindo "O Velho e o Mar" (1952).