Topo

Pequim inaugura museu dedicado ao seu prato mais famoso: o pato laqueado

Pato laqueado em foto de divulgação do restaurante Quanjude, em Pequim - Divulgação
Pato laqueado em foto de divulgação do restaurante Quanjude, em Pequim Imagem: Divulgação

Da AFP, em Pequim

29/07/2014 09h10

Pequim inaugurou um museu dedicado a um dos pratos mais famosos de sua culinária, o pato laqueado, com uma exposição em mais de mil metros quadrados que reúne informações e fatos curiosos sobre a iguaria.

O museu, o primeiro deste tipo, comemora o 150º aniversário do conhecido restaurante Quanjude, que ocupa agora um prédio de sete andares e possui franquias inclusive na Austrália.

O museu, que fica no sétimo andar do prédio, exibe estátuas, fotografias de políticos famosos degustando o prato --como Richard Nixon e Henry Kissinger-- e cardápios de mais de cem anos de idade.

Apesar de não revelar segredos da receita, pequenas esculturas ilustram o caminho do pato até o prato. Primeiro, a ave é sacrificada quando atinge os 3 kg e é inflada com ar sob a pele para separá-la da gordura. Depois é estripada e preenchida com água fervente para facilitar a absorção de uma espécie de xarope doce antes de ter a carne secada e assada por 50 minutos.

Segundo a lenda, o pato laqueado não nasceu na capital chinesa, e sim em Nankin (a leste do país), e acompanhou a mudança de capital decidida durante a dinastia dos Ming pelo imperador Yongle, no início do século 15.

Entre os dados fornecidos pela exposição, está o impressionante balanço gastronômico dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, quando foram servidos 13 mil patos laqueados aos atletas.