Topo

Identificadas áreas de igreja onde Cervantes pode estar enterrado

Miguel de Cervantes morreu na pobreza em 22 abril de 1616 - Reprodução
Miguel de Cervantes morreu na pobreza em 22 abril de 1616 Imagem: Reprodução

09/06/2014 18h08

Após uma análise com câmeras infravermelhas e scanners tridimensionais, especialistas anunciaram ter identificado, nesta segunda-feira (9), cinco áreas no subsolo de uma pequena igreja do convento das Trinitárias, onde pode estar sepultado o corpo do escritor Miguel de Cervantes.

"É como um paciente que passa por um centro cirúrgico, primeiro faz uma radiografia, passa por um scanner", explicou em coletiva de imprensa o antropólogo Francisco Etxeberria que chefia a equipe de cientistas.

"Não se deve gerar falsas expectativas, não sei o que vamos encontrar", alertou este especialista internacional, que participou da necropsia que estabeleceu como suicídio a causa da morte do ex-presidente chileno Salvador Allende, durante o golpe de Estado de Augusto Pinochet em setembro de 1973.

Graças às imagens obtidas com um geo-radar e câmeras infravermelhas, os cientistas depositam suas esperanças em uma dessas cinco áreas, situadas na cripta da pequena igreja, um prédio de tijolos vermelhos no centro da capital espanhola.

Na cripta, foram localizados 30 nichos onde poderiam estar os restos mortais do autor de "Dom Quixote de La Mancha".

Um dos maiores escritores do Século de Ouro espanhol, Cervantes morreu na pobreza em 22 abril de 1616 e, segundo textos da época, foi sepultado um dia depois nesta igreja, anexa a um convento cuja arquitetura foi modificada várias vezes desde então.

Quatro séculos depois da sua morte, o local exato continua sendo uma incógnita. As religiosas ainda vivem no convento, incluído no patrimônio cultural de Madri desde 1921, o que dificulta fazer escavações sem ter uma localização precisa.

Os investigadores querem evitar qualquer precipitação: "Estamos falando de um personagem universal, queremos fazer as coisas sem pressa alguma, com seriedade", disse Etxeberria.

A prefeita de Madri, Ana Botella, anunciou que a cidade assumirá os riscos dos gastos ligados à nova etapa de buscas, sem informar o montante.

No momento da apresentação da operação, no final de abril, o historiador Fernando de Pardo, membro da equipe de especialistas, tinha calculado o custo de todo o programa em 100 mil euros.

Nascido em 1547, na velha cidade universitária de Alcalá de Henares, perto de Madri, Miguel de Cervantes é considerado o pai do romance moderno com o "Dom Quixote", publicado em 1605, e o sucesso do livro o levou a publicar uma segunda parte em 1615.